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Famurs é a primeira entidade municipalista a lançar pós-graduação em autismo

Especializações promovidas em parceria com a Faculdade Pólis Civitas estão abertas aos profissionais de saúde, educação e assistência social
18/08/2022 Assessoria de Comunicação Social – Foto: Divulgação

A Famurs, através da Escola Famurs de Gestão Pública, lançou um programa inédito de pós-graduação em autismo. Em parceria com a Faculdade Pólis Civitas, foram desenvolvidos três cursos voltados para os servidores municipais das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, visando direcionamento e conhecimento específico de acordo com a área de atuação. As inscrições já estão abertas em famurs.com.br/capacitacoes. Os interessados têm até o dia 25 de agosto para concluir a matrícula.

“Essa é uma iniciativa inédita, ter uma entidade municipalista liderando uma qualificação em um tema tão sensível como o autismo; além de atender uma demanda que se faz cada dia mais presente na realidade dos municípios”, enfatizou o presidente da Famurs, Paulinho Salerno. Conforme o presidente, as qualificações têm o objetivo promover o avanço de políticas públicas sobre o tema, a partir do aperfeiçoamento dos profissionais que atuam com autismo, visto o crescimento real no número de casos.

Conforme levantamento divulgado pelo governo do Estado, em maio deste ano, que a Região Metropolitana de Porto Alegre é a que concentra o maior número de pessoas com Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), com mais de 1,3 mil cadastros. Porto Alegre é a cidade com mais registros em todo o estado, são 741 pessoas. A pesquisa foi realizada de junho de 2021 a março de 2022, com 4.074 pessoas e suas famílias, de 259 municípios gaúchos.

Para atender a demanda, o diretor institucional da Pólis Civitas, Paulo Maia Jr., explica que houve uma preocupação em atender não apenas os servidores, mas toda a população gaúcha. Desta forma, uma das novidades é que o curso será aberto para interessados que não tenham graduação em alguma das três áreas de atuação. Nesse caso, o certificado será de extensão universitária. “Apesar de o foco ser os servidores municipais, desta forma conseguimos ampliar a especialização no atendimento de pessoas com autismo, abrindo a possibilidade de outros profissionais, ou até mesmo familiares, se especializarem na área”, avaliou.

Além disso, os três cursos serão ofertados no modelo híbrido, contendo encontros presenciais, webinários, videoaulas, materiais de apoio e tutoria especializada. A novidade do formato será a realização de seminários nas regionais, com a participação de docentes referências na área e a conclusão do curso em quatro ou 12 meses. A coordenação dos cursos é da professora Viviane Costa de Leon. Ela é doutora e mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Advanced Consultant TEACCH, pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Conteúdo programático

A Pós-Graduação Autismo Saúde terá como base o modelo estruturado ao atendimento clínico-ambulatorial. O conteúdo do curso irá discutir a neurobiologia do autismo, recursos clínicos-ambulatoriais; avaliações e diagnóstico; além de tratar do acompanhamento e rotina da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os conteúdos serão ministrados pelos professores Rita Thompson, Aline Martins, Ricardo de Moraes Ribeiro e Danilo Goulart.

Da mesma forma, a Pós-Graduação Autismo Educação está baseada no modelo de ensino estruturado e tratará de recursos educacionais e atividades adaptadas para pessoas com autismo; abordará o desenvolvimento da linguagem e da comunicação em pessoa com autismo; e apresentará estratégias de comunicação aumentativa personalizada pelo Modelo TEACCH, de Tratamento e Educação para Crianças com Autismo ou com Déficits Relacionados à Comunicação. Serão ministrantes as professoras Claudia Moraes, Viviane Lhul e Viviane Costa de Leon.

Já a Pós-Graduação Autismo Assistência Social terá como base o modelo estruturado aplicado as políticas de assistência e integração social. Durante o curso serão conhecidos os sistemas integrados de atendimento no modelo generalista; a neurobiologia do autismo; e como se dá a dinâmica familiar e as relações humanas de pessoas com autismo.

Como currículo comum, as especializações irão abordar o diagnóstico e impacto do autismo na família; o Modelo TEACCH; e debater a legislação, as políticas públicas e os direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista. As professoras Cassandra Borges Bortolon, Viviane Costa de Leon e Tatiana de Oliveira Takeda serão responsáveis pela apresentação dos conteúdos.

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