Notícias


Novos agentes de edemias são empossados em Encruzilhada do Sul

Foram contratados através de processos seletivo para suprir vagas criadas para o combate ao mosquito da dengue
16/01/2020 Texto e foto: Prefeitura de Encruzilhada do Sul
Anterior Próximo

No início da semana, foram empossados os novos Agentes de Endemias do município. O encontro aconteceu no Gabinete do Prefeito Artigas Teixeira da Silveira. Eles foram contratados através de processos seletivo para suprir vagas criadas para o combate ao mosquito da dengue.

Eles irão se dedicar ao trabalho preventivo de controle e erradicação dos focos do mosquito Aedes aegypti no município. Para tanto, estão recebendo um treinamento básico fornecido pelo município e logo vão receber uma capacitação mais abrangente, com apoio da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde e Centro Estadual de Vigilância em Saúde.

A partir da chegada dos novos agentes a Secretaria de Saúde já está providenciando vestuário e identificação para cada um. Bolsas com equipamentos de campo para coleta de larvas já foram entregues aos profissionais.

As bolsas são estilo FUNASA, programa Federal que marcou época e que tinha como principal referência visual as bolsas, projetadas para suportar o serviço e carregar todos os recursos para desenvolvimento do trabalho de campo.

“Esperamos que a população receba os novos agentes de braços abertos pois são uma importante conquista para saúde pública do município. Pois o trabalho preventivo é e sempre vai ser a ferramenta mais efetiva no combate a doenças que podem ser evitadas, sobretudo com auxílio da população pois no que se refere ao mosquito Aedes aegypti a prevenção começa na casa de cada morador da nossa cidade”. Falou Rodrigo Blumberg Azambuja, coordenador de edemias.

Numa primeira etapa, os novos agentes serão acompanhados por servidores já conhecidos pela população e conforme a evolução da rotina e aprimoramento dos novos agentes trabalharão em duplas. E quando estiverem completamente aptos, atuarão de forma independente, assim ampliando o raio de ação e combate ao mosquito no município.

MAIS NOTÍCIAS