Notícias


Fepam divulga novo boletim com a situação das praias e balneários do RS Tapes e São Lourenço do Sul possuem locais impróprios

Tapes e São Lourenço do Sul possuem locais impróprios
17/01/2020 Texto: Fepam – Foto: Divulgação

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou nesta sexta-feira, dia 17 de janeiro de 2020, o novo boletim com o resultado das análises da água realizadas nas praias e nos balneários do Estado. Dos 92 pontos analisados, sete estão impróprios para banho:

Osório - Lagoa do Peixoto

Pelotas - Balneário Valverde - Pontal da Barra

Pelotas - Balneário Santo Antônio, em  frente ao Hotel Praia Laranjal

Pelotas -  Balneário dos Prazeres, em frente à estátua de Iemanjá

Rio Grande - Praia do Cassino, em frente à Rua Goiás

São Lourenço do Sul - Praia das Nereidas, em frente ao Hotel das Figueiras

Tapes - Balneário Rebelo

Confira a lista completa aqui.

Em Osório, a Lagoa do Peixoto está pela quarta semana consecutiva com o índice de cianobactérias acima do permitido (480. 135). Também foram constatadas cianobactérias além do tolerado (350.445) no Balneário Rebelo, em Tapes, caracterizando os dois pontos como impróprios para banho.

As cianobactérias podem causar prejuízos ao meio ambiente e à saúde humana. Em ambientes onde há grande aporte de nutrientes e altas temperaturas, pode ocorrer um aumento na quantidade dos microorganismos, formando grandes massas visíveis, denominadas florações. Além do fato dessas florações causarem o crescimento excessivo de plantas aquáticas, algumas espécies produzem toxinas que podem causar problemas graves à saúde.

A situação da balneabilidade das praias e balneários do Estado pode ser conferida pelos veranistas através do site e web aplicativo. A divulgação dos resultados ocorre sempre nas sextas-feiras.

MAIS NOTÍCIAS