Notícias


Realizada a primeira audiência de mediação no TRT-RS, que busca acordo sobre demissão de empregados da Dataprev

Empresa está encerrando as atividades das agências localizadas no Estado do RS
21/01/2020 Secretaria de Comunicação Social – Foto: Érico Ramos – Secom/TRT4

Ocorreu na sexta-feira, dia 17 de janeiro de 2020, no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), em Porto Alegre, a primeira audiência de mediação entre o Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados no Estado do Rio Grande do Sul (SINDPPD/RS) e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev).

A reunião foi realizada para tratar do Programa de Adequação de Quadro (PAQ) proposto pela empresa pública, que tem por objetivo o encerramento das atividades das agências localizadas no Estado e a apresentação de um plano de demissão voluntária para os empregados.

A audiência foi conduzida pelo vice-presidente do TRT-RS, desembargador Francisco Rossal de Araújo, e contou com a presença do procurador regional do Trabalho Paulo Queiroz.

A Dataprev é responsável pela gestão da base de dados sociais brasileira, especialmente a do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo o representante da empresa, o fechamento das agências está inserido em uma ação de corte de despesas de âmbito nacional e o PAQ não propõe a quitação total do contrato de trabalho para os empregados que aderirem.

O Sindicato questiona a necessidade e viabilidade do encerramento das agências e sugere o aproveitamento dos empregados em nível nacional ou em outros órgãos, como forma, até, de garantir a continuidade dos serviços prestados pela Instituição.Uma nova audiência foi marcada para a próxima quarta-feira (22/1).

MAIS NOTÍCIAS