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Projeto da Ouvidoria-Geral do Estado do RS é finalista de concurso nacional da área

OGE fica no térreo do Centro Administrativo, de fácil acesso à população e com recursos de acessibilidade
25/04/2023 Ascom Casa Civil | Edição: Secom - Foto: Nabor Goulart/Ascom Casa Civil

A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) está entre as sete finalistas de todo o país do 6º Concurso de Boas Práticas realizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), juntamente ao Conselho Diretivo da Rede Nacional de Ouvidorias. Ligada à Casa Civil do governo do Estado, a OGE concorre no tema "Governança de serviços". Os vencedores serão anunciados em 17 de maio.

A finalidade do concurso é estimular, reconhecer e premiar iniciativas que promovam a ampliação de espaços e canais de participação social na gestão e na melhoria da prestação de serviços públicos. A OGE inscreveu o projeto "Ouvidoria cidadã", que reúne o conjunto de iniciativas adotado para ampliar o conhecimento da população sobre as atividades do órgão e facilitar o acesso aos serviços.

A ação também auxilia a participação da sociedade como forma de indicar melhorias na qualidade do serviço público. À medida que as demandas são tratadas e respondidas individualmente pela OGE, são fornecidos subsídios para a elaboração e implementação de ferramentas para a gestão.

Entre as iniciativas destacadas no projeto inscrito no concurso está o "Ouvidoria vai à escola". O objetivo é proporcionar a estudantes da rede estadual acesso a informações sobre estrutura dos Poderes, serviços públicos disponibilizados pelo Estado, competências de cada órgão ou entidade e canais de comunicação com o cidadão.

Outra finalidade é mostrar a importância da participação social para o desenvolvimento de políticas públicas que irão beneficiar as comunidades. O público-alvo é formado por jovens, que se tornam multiplicadores das informações em seus núcleos familiares.

Nessa mesma linha de aproximação com a sociedade, os servidores da OGE receberam treinamento conduzido pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH (Faders). A capacitação proporcionou aprendizado de técnicas de relacionamento com o público e de linguagem para o atendimento humanizado e inclusivo de pessoas com deficiência.

Como um todo, a Ouvidoria atua na qualificação de seus agentes públicos no atendimento nos canais de interação com a sociedade: Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), Canal Denúncia e também por meio das demais manifestações (dúvidas, reclamações, sugestões e elogios) encaminhadas.

"Avançamos bastante, e vamos seguir em constante aprimoramento", afirma a ouvidora-geral do Estado, Viviane Furtado Migliavacca, sobre as iniciativas colocadas em prática até o momento.

Além disso, houve reestruturação do espaço de funcionamento da OGE, no térreo do Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre. O local é de fácil acesso para a população em geral e possui recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência. A OGE tem cerca de 30 servidores. No ano passado, o Ouvidoria recebeu quase 55 mil demandas.

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