Notícias


Deputados gaúchos visitam um dos maiores hospitais infantis da América do Sul

Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP, está localizado em Recife
13/02/2020 Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do RS - Foto: Divulgação

Em continuidade as visitas técnicas previstas no grupo de trabalho da Comissão do Câncer Infantil e Adolescente da Assembleia Legislativa (CECIA), a deputada estadual Franciane Bayer (relatora) e o deputado dr. Thiago Duarte (presidente) conheceram na sexta-feira, dia 7 de fevereiro de 2020, o trabalho realizado pelo no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP, em Recife, um dos maiores hospitais infantis da América do Sul.

O IMIP é uma entidade filantrópica que trabalha nas áreas de assistência médico-social, ensino, pesquisa e extensão comunitária. Voltado para o atendimento da população carente pernambucana, o Complexo Hospitalar do IMIP é reconhecido como uma das estruturas hospitalares mais importantes do país, sendo centro de referência assistencial em diversas especialidades médicas, entre elas a oncologia pediátrica.

Recepcionados pela superintendente-geral do IMIP, Tereza Campos, a diretora médica, Adriana Scavuzzi, e a coordenadora do serviço, Mecneide Mendes, os parlamentares conheceram a estrutura e funcionamento da Instituição que é referência no diagnóstico e tratamento do câncer infantil. "É possível aumentar as chances de cura se o tratamento for realizado por especialistas em crianças. Esta é uma das premissas da Instituição", destaca Franciane.

Entre as falhas que devem ser superadas para aumentar o êxito do tratamento, apontadas durante a apresentação, estão a falta de infraestrutura hospitalar, capacitação profissional, suporte ao paciente e família e diagnóstico tardio.

O deputado dr. Thiago Duarte destacou as estatísticas apresentadas pela oncologista pediátrica, Dra. Mcneide Lins. "Um paciente de câncer infantil salvo equivale a 10 pacientes de câncer adulto em termos de impacto sócio econômico", disse ao lembrar que a criança tem uma vida pela frente.

Referência na implantação de serviços, o IMIP também executa pesquisas e treinamento técnico em recursos humanos da área de saúde para organismos nacionais e internacionais, governamentais e não governamentais. A enfermaria de pediatria geral do IMIP tem estrutura física e capacidade técnica com poder resolutivo para diagnosticar e tratar casos de alta complexidade e conta com suporte laboratorial e radiológico ininterruptos.

A emergência pediátrica é uma das mais procuradas em Pernambuco. Realiza por mês, em média, 6 mil consultas e 700 internamentos clínicos e cirúrgicos. A UTI pediátrica, com 16 leitos, atende 130 pacientes por mês. Como ocorre nas outras unidades, o responsável pela criança permanece com ela por tempo integral.

No departamento de cirurgia infantil, são realizados procedimentos de alta complexidade como transplantes renais, cirurgias cardíacas, oncológicas, neonatais, entre outros. São 182 leitos e um bloco cirúrgico com seis salas.

 Também participaram da apresentação do trabalho do IMIP a representante da Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP, Isabel Veiga, a diretora de Enfermagem, dra. Gisele Pereira, a coordenadora de enfermagem, Paula Oliveira, a gerente de Enfermagem da Oncologia Pediátrica, Maria Mazarello, e o coordenador do Grupo de Pais, Geraldo.

MAIS NOTÍCIAS