Notícias


Cerca de 2,5 mil trabalhadores foram atendidos no Sine Móvel em 2019

Intermediação de mão de obra é o principal serviço oferecido pela instituição e objetiva aproximar trabalhadores e empregadores
21/02/2020 Ascom FGTAS / Edição: Secom - Foto: Divulgação / FGTAS

O Sine Móvel da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) esteve em 74 eventos realizados em 34 municípios ao longo do ano passado.

Foram disponibilizados serviços de intermediação de mão de obra, orientações sobre Carteira de Trabalho Digital e renovação de Carteira de Artesão. Ao todo, ocorreram 2.512 atendimentos. A unidade móvel tem a missão de levar os serviços da FGTAS à população em ações de cidadania e locais de grande demanda.

A FGTAS trabalha com ênfase na geração de emprego e renda no Rio Grande do Sul. Nesse sentido, a intermediação de mão de obra é o principal serviço oferecido pela instituição e objetiva aproximar trabalhadores e empregadores.

Os trabalhadores interessados em se candidatar às vagas de trabalho do Sine Móvel devem comparecer à unidade com documento de identificação que contenha o número do CPF.

Os candidatos são cadastrados no sistema e quem tiver perfil profissional compatível com as vagas abertas recebe carta de encaminhamento para participar de entrevista na sede da empresa contratante.

Os atendentes do Sine Móvel orientam a população sobre a Carteira de Trabalho Digital, documento equivalente à versão física, que é previamente emitido a todos os inscritos no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), sendo necessária apenas a habilitação.

O acesso à Carteira de Trabalho Digital pode ser feito em um computador ou celular com internet. O documento é acessado por meio do site do governo federal ou baixado gratuitamente em lojas virtuais de aplicativos Android e iOS.

Programa Gaúcho de Artesanato

Em alguns eventos nos quais está presente, o Sine Móvel também oferece o serviço de renovação da Carteira de Artesão. O documento emitido pelo Programa Gaúcho de Artesanato (PGA) viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização de produtos.

Para solicitar a renovação da carteira, é preciso apresentar cópia da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e foto 3x4.

Como solicitar a presença do Sine Móvel:

○ Prefeituras e instituições sem fins lucrativos podem requisitar a presença do Sine Móvel em eventos. A solicitação deve ser feita por meio de ofício enviado para o e-mail dir_adm@fgtas.rs.gov.br, contendo o dia e o horário em que será realizado o evento.

A instalação do Sine Móvel exige os seguintes itens

• internet a cabo com possibilidade de conexão de cabo de rede ao roteador;
• tomada 220 volts
• mesas e cadeiras para acomodar os trabalhadores
• toldo ou espaço coberto
• divulgação do evento na imprensa local (rádio e jornal).

MAIS NOTÍCIAS