Notícias


Projeto, do Deputado Guilherme Pasin, valoriza a fabricação gaúcha de suco de uva

Rio Grande do Sul, o maior produtor da fruta, com cerca de 49,3% da produção nacional
07/09/2023 Agência de Notícias ALRS – Foto: Freepik / Divulgação

O Brasil se destaca pela produção e exportação do suco de uva. O setor apresentou, em 2022, um crescimento de 144,59%, chegando a mais de três milhões de litros de suco de uva, conforme dados da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra). O cultivo está concentrado no Sul e Nordeste do país sendo, o Rio Grande do Sul, o maior produtor da fruta, com cerca de 49,3% da produção nacional.

Para valorizar e fomentar a atividade, o deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas) protocolou o projeto de lei que institui o primeiro domingo de março, o Dia Estadual do Suco de Uva e inclui a data no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado.

“Além do valor nutricional, a uva e seus derivados possuem importância na geração de emprego e renda. Temos uma ampla cadeia econômica envolvida na produção, distribuição e consumo de produtos derivados da uva. Além de tudo, precisamos valorizar o que é nosso”, justificou o parlamentar.

Como um dos principais municípios produtor da fruta, Bento Gonçalves instituiu a data ainda em 2019, através de uma proposta do vereador Edson Biasi. “Foi pela indicação do nosso vereador do Progressistas que trouxemos essa ideia ao legislativo estadual”, diz Pasin.

Conforme dados de evolução mercadológica e produtiva do suco de uva, realizada pela Embrapa Uva e Vinho, o produto tem absorvido o maior volume da fruta produzida no Rio Grande do Sul. Em 2004, 24,3% de toda a uva produzida no Estado era destinada à produção de suco. Já em 2017, esse número chegou a 53%.

O deputado ainda destaca que o cultivo tem se especializado para qualificar o suco brasileiro, através do Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil , liderado pela Embrapa Uva e Vinho. Incrementos de cor, sabor e açúcar são resultados das novas opções de cultivares.


Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.






MAIS NOTÍCIAS