Notícias


Mercado Pago é um meio de pagamento seguro? Confira dicas sobre a plataforma

Fundada em 2003, o Mercado Pago é a maior fintech de origem latino-americana da região.
24/10/2023 Foto: Imgur / Divulgação

Um assunto que está sempre em pauta quando se fala no mundo das compras digitais é a segurança. Principalmente na hora do pagamento. Isso porque os consumidores, quando estão pagando por um produto, compartilham informações sensíveis, que precisam estar protegidas.

Nesse sentido, a segurança do Mercado Pago é uma das principais preocupações dos usuários. A carteira digital, pertencente ao Mercado Livre, oferece uma ampla gama de serviços, como pagamento de produtos no site, compras em lojas físicas, quitação de boletos, recarga de celular e até a recargas a cartões de transporte público.

Para os vendedores, o Mercado Pago tem a opção de pagamentos para bens físicos, digitais e serviços autônomos, inclusive por meio da maquininha própria da empresa.

Segurança do Mercado Pago

O Mercado Livre assegura que os dados financeiros utilizados no Mercado Pago são protegidos por criptografia de alto nível "Transport Layer Security" (TLS), garantindo os mais rigorosos padrões de segurança online.

Além do sistema antifraude robusto, que combina inteligência artificial e revisão manual e protege os e-commerces contra tentativas de fraude, a plataforma também conta com outras ferramentas de proteção. Uma delas é a validação de identidade KYC nível 5. A sigla para "know your customer" - ou "conheça seu cliente" - se trata de um conjunto de procedimentos e exigências feitos a meios de pagamento - ou qualquer outra empresa do setor de serviços financeiros - regulamentados pelo Banco Central do Brasil e outras instituições, como é o caso do Mercado Pago.

Pessoa de confiança no app

O Mercado Pago possui ainda a função de pessoa de confiança para aumentar a segurança nas transações do banco digital. Na prática, essas pessoas podem reportar ao Mercado Pago caso o titular da conta tenha passado por roubo de celular ou algum outro problema de segurança.

Os usuários designados como pessoas de confiança poderão avisar sobre problemas de segurança pelos apps do Mercado Pago e do Mercado Livre. Também poderão acionar a central telefônica do Mercado Pago pelo número 0800 637 7246 ou entrar em outro canal.

Funcionalidades e vantagens do Mercado Pago

Para o consumidor, a principal funcionalidade do Mercado Pago é o pagamento online, que pode ser empregado tanto para a compra de itens no Mercado Livre quanto em outras lojas online no Brasil. Ao visitar a página de um produto no Mercado Livre, o Mercado Pago é destacado como a forma de pagamento preferencial, assegurando a máxima segurança.

O consumidor pode realizar o pagamento usando créditos provenientes de vendas anteriores ou adicionando fundos à sua carteira digital. Caso não haja saldo disponível, o pagamento será processado por meio do cartão de crédito do cliente, agilizando a transação.

Em outras lojas online, o Mercado Pago é uma opção de pagamento, disponível após a seleção de produtos e a finalização da compra.

Transferência de dinheiro

Tanto profissionais autônomos quanto consumidores podem usar o Mercado Pago para transferir dinheiro. A configuração é a mesma, exigindo o e-mail do destinatário, o valor da transação e o motivo.

Recarga de celular

Os usuários que mantêm saldo em sua carteira digital podem recarregar seus celulares com várias operadoras, escolhendo o número de celular, a operadora e o valor a ser recarregado. A empresa assegura que esse serviço não possui custos adicionais para o usuário.

Recarga do bilhete único (apenas em São Paulo)

Em São Paulo, o Mercado Pago permite a recarga do Bilhete Único, usado no transporte público. Os usuários podem efetuar o pagamento por meio da carteira digital e, em seguida, validar a recarga em terminais disponíveis em estações de trem, metrô e ônibus.

Pagamento de boletos

Usando o aplicativo para Android e iPhone (iOS), os usuários podem pagar boletos com a carteira digital, desde que possuam um código de barras. Basta inserir os números do boleto ou escaneá-los com a câmera do smartphone.

Compra de créditos online

Por fim, os usuários móveis podem comprar créditos para jogos e serviços de streaming com sua carteira digital. Entre os serviços aceitos estão Google Play Store, Spotify e Uber. Os usuários escolhem o serviço, o valor e seguem as instruções para concluir a transação.

Maquininha do Mercado Pago

Para comerciantes e profissionais autônomos, o Mercado Pago oferece uma maquininha de pagamento, disponível em três versões: Point Pro, Point Mini e Point Mini Chip. A empresa não cobra aluguel ou taxa de adesão, e os pagamentos em débito são disponibilizados imediatamente na conta do vendedor.

Investimentos

O Mercado Pago oferece a opção de investir em renda fixa com um rendimento superior à poupança, 100% do CDI. Os investimentos são de liquidez diária, permitindo que os usuários retirem seus fundos quando desejarem.

Canais de atendimento e ouvidoria

O Mercado Pago conta com diversos canais para tirar dúvidas e solucionar possíveis problemas. O usuário pode se comunicar através de chats, telefone, e-mail e redes sociais. A central de soluções Mercado Pago também conta com uma página exclusiva com perguntas frequentes com diversos temas como Pix, Conta e Cartão Mercado Pago, entre outros. Por fim, o Mercado Pago também possui uma ouvidoria, porém, ela analisa somente consultas já realizadas. Ou seja, para novas consultas, primeiro deve-se buscar os canais tradicionais.

Aumentar a segurança da conta Mercado Pago

Além do que o Mercado Pago já faz para garantir a segurança dos seus dados e das informações do seu negócio, há outra maneira de deixar essa proteção ainda mais robusta. Basta usar o Google Authenticator e ativar a validação de dois fatores. Ela, basicamente, quer dizer que se adiciona uma camada a mais de segurança à conta, caso a senha seja roubada. Depois de configurar a ferramenta, para acessar sua conta será necessário oferecer no login a sua senha e algo que você possui, como seu smartphone (que pode ter um código enviado para ele ou ser utilizado para leitura de um código QR).

Veja o passo a passo:

Faça o login na sua conta Mercado Pago;

Na barra lateral esquerda, clique em "Seu perfil";

Escolha a opção "Segurança";

Clique na seta em "Métodos de verificação";

Na opção "Google Autheticator", escolha "Configurar";

Clique em "Configurar Google Authenticator";

Instale o aplicativo do Google Authenticator no seu celular (Android ou iOS);

Abra-o e escaneie o código QR, um número de seis dígitos aparecerá na tela do smartphone;

No seu computador, clique em "Continuar" e preencha este número;

Pronto! O Google Authenticator está configurado na sua conta.  

MAIS NOTÍCIAS