Notícias


Presidente Victorino pede Programa de prevenção à disseminação do Greening no RS

Nesta segunda, dia 6, às 14 horas, vai ocorrer uma audiência pública sobre o tema
03/11/2023 Agência de Notícias ALRS - Foto: Celso Bender / Divulgação

Durante o período dos Assuntos Gerais da reunião ordinária da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, realizada na manhã desta quarta-feira (1º), o presidente do colegiado, deputado Gustavo Victorino (Republicanos), apelou ao governo do Estado o estabelecimento de um programa imediato de prevenção à disseminação do Greening nos pomares de plantas cítricas cultivadas no Rio Grande do Sul.

O parlamentar alertou que a doença já foi detectada no estado de Santa Catarina e, além de não ter cura, tem um poder devastador de contaminação. "Estamos passando por um momento tenso no RS, onde a cadeia da citricultura é expressiva. 70% da economia agrícola da região do Vale do Caí é calcada na produção de frutas cítricas", exemplificou. Victorino assinalou que a transmissão da doença se dá pela folha e pela semente, aumentando o risco de disseminação.

O deputado Zé Nunes (PT) informou que, na próxima segunda-feira (6), às 14 horas, vai ocorrer uma audiência pública sobre o tema, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Ele observou que um dos problemas a serem enfrentados é a facilidade de entrada de plantas oriundas de outros estados no RS. A deputada Silvana Covatti e o deputado Guilherme Pasin, ambos do PP, também se manifestaram, pedindo a atenção governamental.

Descaminho

O deputado Guilherme Pasin, em outra manifestação, solicitou que a Comissão de Economia envie ofício à Receita Federal, requerendo a alteração da Portaria 200, Art. 14, inciso 3º, daquela instituição, para inserir o vinho aprendido à título de contrabando, no rol dos produtos a serem descartados. Conforme o deputado, atualmente, o vinho apreendido é leiloado pela Receita Federal com o objetivo de fazer caixa para a instituição. "Esse vinho entra no mercado a preço menor, prejudicando o produtor gaúcho e não tem rastreabilidade, o que pode ser um risco a saúde do consumidor", explicou.

Empregos

Os deputados Zé Nunes e Professor Claudio Branchieri (Podemos) falaram, em outro momento, sobre a geração de empregos criados no país nos últimos seis meses. Para o parlamentar do PT, o índice supera os últimos oito anos. Já Branchieri disse que os novos postos formais são frutos dos gastos públicos excedentes (cerca de 160 bilhões de reais), mas não sustentam a geração de renda.   

Presenças

Participaram da reunião a deputada Silvana Covatti (PP) e os deputados Guilherme Pasin (PP), Gustavo Victorino (Republicanos), presidente, Pedro Pereira (PSDB), Professor Claudio Branchieri (Podemos) e Zé Nunes (PT).

Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS