Notícias


Ataque a comboio que tentava evacuar funcionários de MSF e familiares de Gaza deixa um morto e um ferido

MSF condena ataque deliberado a veículos que levavam 137 pessoas, incluindo 65 crianças
19/11/2023 Assessoria de Imprensa MSF – Foto: Divulgação

Um familiar de um integrante da equipe de MSF em Gaza morreu neste sábado, 18 de novembro, e outro ficou ferido em um ataque a um comboio da organização que tentava evacuar 137 pessoas para o sul do território. No comboio estavam funcionários de MSF e seus familiares.

O grupo estava encurralado havia uma semana em instalações de MSF próximas ao hospital Al Shifa. MSF condena da maneira mais forte possível este ataque deliberado.

Pela manhã, às 9h hora local, um comboio de MSF composto por cinco veículos, todos claramente identificados como sendo da organização, inclusive no teto, deixou as instalações de MSF perto do hospital Al Shifa (escritório, ambulatório e alojamento de MSF), seguindo na direção sul para um lugar mais seguro.

No comboio estavam 137 pessoas, funcionários palestinos da equipe de MSF, entre os quais 65 crianças. Desde 11 de novembro, eles estavam encurralados, sob fogo cruzado por causa dos confrontos. Desde então, MSF vinha pedindo reiteradamente pela evacuação segura dessas pessoas.

MSF havia informado os dois lados do conflito sobre a movimentação. O comboio seguiu o itinerário indicado pelo exército israelense e chegou à rua Salah Al Deen, junto com outros civis tentando deixar a área.

O grupo de veículos chegou ao último posto de controle perto de Wadi Gaza, que naquele momento estava lotado devido às revistas extensivas realizadas por forças israelenses em palestinos. Apesar de ter compartilhado informações com o exército israelense, o comboio esperou horas sem ter recebido autorização para passar pelo posto de controle. Mais tarde, o grupo ouviu tiros, o que fez com que ficassem com medo e decidissem voltar às instalações de MSF, a cerca de 7 quilômetros do posto de controle.

No caminho de volta, entre 15h30 e 16h hora local, o comboio foi atacado na rua Al Wehda, perto da junção com a rua Said Al A’as, próximo ao do escritório de MSF. Dois dos veículos de MSF foram atingidos deliberadamente, matando um familiar de um funcionário de MSF e ferindo outro.

MSF apela novamente por uma evacuação urgente de sua equipe, assim como de milhares de outras pessoas que estão encurraladas no norte de Gaza sob condições terríveis.

Estamos pedindo um cessar-fogo imediato, que é a única maneira para que corredores sejam implementados para evacuar civis de maneira segura.

Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.


MAIS NOTÍCIAS