Notícias


O “made in Italy” é apresentado no primeiro dia de missão empresarial na Itália

Entre os dias 13 e 17 de novembro, um grupo de empresários está no berço da criatividade para uma imersão em tecnologia, design e inovação
20/11/2023 Usine de Notícias – Foto: Divulgação Fecomércio-RS

Uma cidade trendsetting que lança tendências. Assim é Milão, o coração e a capital da criatividade italiana. Essas são as palavras de Fah Maioli, designer, pesquisadora e analista de tendências há mais de 20 anos e que foi uma das guias da primeira missão empresarial internacional da Fecomércio-RS, novo serviço oferecido por meio do Sesc. Entre os dias 13 e 17 de novembro, um grupo de empresários está no berço da criatividade para uma imersão em tecnologia, design e inovação.  

No primeiro dia, a programação começou com um Cool Hunting pelas ruas de Milão para entender as tendências “Made in Italy” e suas influências no modo de viver e no desenvolvimento de produtos. O grupo começou a pesquisa pelo distrito da moda “Montenapoleone”. Fah explicou que a cidade é uma referência, principalmente, nas áreas da gastronomia, moda, design e cosméticos. “O ‘made in Italy’ é a 4ª marca mais potente do mundo. As marcas italianas ocupam o primeiro lugar no mundo em influência cultural. Entre os motivos estão a qualidade, autenticidade e estilo”, explica.  

A pesquisadora começou o tour pelo mercado de luxo, mostrando a importância da experiência do consumidor, destacando que, atualmente, o mercado da moda movimenta 80 bilhões de euros por ano, enquanto o da gastronomia movimenta 179 bilhões, sendo que 37% do faturamento na Itália é resultado da exportação. “Luxo é experiência, é compartilhamento, é valor. É compartilhar as coisas que não podem ser experienciadas pela massa”. Fah ainda falou sobre o “genius loci”, ou seja, o espírito local, a “assinatura do lugar”. “O 'genius loci' de Milão é único e é o que gera os insights para o surgimento de novas tendências”, detalha.  

Ainda sobre luxo, percorrendo as ruas da cidade e conhecendo as famosas grifes, como a Armani Menzoni, Fah afirma que Milão é a capital do trendsetting, a cidade dos criativos, que lança tendências. E isso se dá, entre outros aspectos, por ter três importantes fatores: talento, tecnologia e tolerância, no sentido de acolher a diversidade. “Milão é a única capital criativa italiana”. Para finalizar o conteúdo sobre moda, a pesquisadora citou as seis maiores marcas, sendo elas Gucci, Prada, Armani, Fendi, Bottega Veneta e Salvadore Ferragamo.  

A segunda parte do tour, foi uma imersão na área do design. Começando pelo Brian & Barry Building, um shopping vertical, Fah explica que o design nasceu no distrito da Lombardia, apresentando uma visita à famosa Edra, conhecida marca no mundo pela qualidade dos seus produtos, que aliam tradição artística, investigação tecnológica, elevado saber manual e materiais de altíssima qualidade. A empresa é conhecida pela criação de peças únicas que unem design, sonho e visão. “São produções atemporais, que contam uma história, além de proporcionar uma personalização do luxo, onde o produto se transforma”, explica. Para a pesquisadora, o grande diferencial é a consciência de valorizar o passado. “Só podemos criar o futuro se o passado for respeitado”, finaliza.  

O dia terminou com uma visita guiada a Catedral de Milão, a Duomo di Milano. Os próximos dias serão dedicados a visitas a startups e aos famosos centros de inovação da Itália. Acompanhe os próximos passos da missão!  


Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais


WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.

 




MAIS NOTÍCIAS