Notícias


Médicos de MSF são mortos em ataque ao hospital Al Awda, no norte de Gaza

Mais uma vez, apelamos pelo respeito e pela proteção a instalações médicas, profissionais de saúde e pacientes
21/11/2023 Assessoria de Imprensa MSF – Foto: Divulgação

Médicos Sem Fronteiras (MSF) está horrorizada com a morte de dois médicos da organização, Dr. Mahmoud Abu Nujaila e Dr. Ahmad Al Sahar, e de um terceiro médico, Dr. Ziad Al-Tatari, que trabalhavam no hospital Al Awda. As mortes aconteceram após um ataque à instalação de saúde, um dos últimos hospitais ainda em funcionamento no norte de Gaza. Nossos pensamentos estão com suas famílias e com todos os colegas.

Dr. Abu Nujaila e o Dr. Al Sahar estavam no hospital quando a unidade foi atingida no terceiro e no quarto andares. Outras equipes médicas, incluindo de MSF, também ficaram gravemente feridas. MSF compartilha regularmente informações sobre Al Awda como um hospital em funcionamento e com a presença de equipes de saúde no local para as partes em conflito. As coordenadas do GPS também foram compartilhadas ontem com as autoridades israelenses.

Condenamos este ataque veementemente e apelamos mais uma vez ao respeito e à proteção das instalações médicas, profissionais de saúde e dos pacientes.

No momento em que este artigo foi escrito, mais de 200 pacientes ainda estavam em Al Awda e não conseguiam receber o nível de cuidados adequados que necessitam. Estes pacientes devem ser evacuados com urgência e com segurança para outros hospitais que ainda estão em funcionamento, embora todos os hospitais em Gaza estejam trabalhando além das suas capacidades desde outubro, devido à escassez contínua de suprimentos, aos ataques regulares e ao número extremamente elevado de pacientes.

Esta é mais uma terrível ocorrência que a equipe de MSF sofre nos últimos dias. Os nossos colegas que prestam assistência a centenas de pacientes em Gaza enfrentam tempos extremamente difíceis para prestar os poucos cuidados médicos que podem. Ver médicos mortos perto de leitos de hospitais é mais do que trágico e isso deve parar agora.

Os ataques a instalações médicas constituem uma grave violação ao Direito Internacional Humanitário e isto tornou-se sistemático nas últimas semanas. Reiteramos o nosso apelo a um cessar-fogo imediato em Gaza, à liberação ao cerco e à proteção das instalações médicas e do pessoal médico.

MSF trabalha em Al Awda desde 2018, oferecendo cirurgias reconstrutivas para adultos e cirurgias de trauma para crianças. Prestamos nosso tributo à coragem dos nossos colegas. Nós sempre nos lembraremos deles.


Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.








MAIS NOTÍCIAS