Notícias


Letramento Racial para as Polícias é tema de audiência pública na da Assembleia Legislativa do RS

Evento ocorre no dia 29 de novembro, às 10h30, no Espaço de Convergência
25/11/2023 Agência de Notícias ALRS – Foto: João Pedro Espíndola / Divulgação

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, através da presidenta do colegiado, deputada estadual Laura Sito, irá promover a audiência pública sobre “Letramento Racial para as Polícias”, no dia 29 de novembro, às 10h30, no Espaço de Convergência – Sala Adão Pretto, térreo da ALRS.

O evento faz parte da agenda de atividades da “Força-Tarefa Juventude Negra Viva”, que integra o plano do Governo Federal para reduzir a violência letal e as vulnerabilidades sociais contra a juventude negra e busca enfrentar o racismo estrutural.

Segundo Laura Sito, a agenda é de promoção dos direitos, com políticas sociais que atuam na prevenção, na oferta de serviços e de oportunidades para as juventudes. A deputada estadual ressalta também que “é um debate sobre o estado que precisa olhar com urgência para a juventude negra e o tema deve passar pelas corporações das polícias do nosso RS”, comentou a parlamentar.

O último relatório da ONU aponta que cerca de 79% das abordagens policiais da Região Metropolitana de Porto Alegre são sobre homens, jovens, negros, tatuados e de boné. Ainda que sejam 20% da população, os níveis se mostram próximos aos níveis nacionais de letalidade e de violência. Outros dados recentes do Anuário de Segurança Pública apontam que jovens negros são as principais vítimas de assassinatos, seja pelas mãos das polícias ou pela guerra do tráfico Brasil à fora, chegando a 80% dos casos.

Entre as organizações convidadas estão o Sindicato dos agentes de polícia do RS (Ugeirm), os Movimentos Sociais Negros, o Conselho Estadual de Direitos Humanos do RS, a Corregedoria da Brigada Militar, a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, representantes da Polícia Civil e o Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CODENE). Nomes como o da socióloga e ativista Vilma Reis e o da filósofa, escritora e ativista Sueli Carneiro também fazem parte desta lista. O evento será transmitido através da TVAL pelo link
www.youtube.com/tvalrs.

Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS