Notícias


Setor Médico Veterinário de Mariana Pimentel faz alerta dos cuidados quanto a raiva espalhada pelo morcego hematófago

Objetivo da campanha é evitar a ocorrência da endemia em rebanhos e demais animais no novo ano, podendo atingir ao ser humano
14/12/2023 Ascom Prefeitura de Mariana Pimentel | Bira Costa – Foto: Ilustração/SMA

O setor médico veterinário da Secretaria Municipal da Agricultura (SMA) de Mariana Pimentel, por intermédio dos dois profissionais médicos veterinários, Fábio Kozeniewski Gomes e Filipe Ferrão Rosetti alertam a todos dos riscos quanto a raiva animal, disseminada pelo morcego hematófago.

Os profissionais advertem que, em razão do novo ano estar próximo, medidas preventivas precisam ser tomadas por quem tem seus rebanhos comerciais ou mesmo de subsistência.

Para o médico veterinário, Fábio Kozeniewski Gomes, a melhor forma de combate é mesmo a “prevenção, via a vacinação, desses rebanhos”, argumenta.

“Pelo fato de nos encontrarmos em uma região endêmica (quando atinge uma população de uma região geográfica específica), solicitamos aos criadores que vacinem seus rebanhos, ainda nos meses de dezembro a janeiro, com reforço dentro de seis meses. Cabe lembrar que se trata de uma zoonose, ou seja, passa do animal para o homem, sendo uma doença que não tem cura”, frisa.

Para haver um combate mais decisivo à raiva, a Inspetoria Veterinária local pede o amplo apoio da população, através de comunicados, relatando sobre possíveis refúgios de morcegos hematófagos, onde posam habitar, incluindo, furnas, cavernas, casas desabitadas e isoladas, oco de árvores, a fim de que possamos demarcar bem como informar o sistema de Vigilância Sanitária Estadual.

“Não matem e nem entrem em contato com os morcegos, pois pode haver risco de acidentes. Nos informem, para que nós, da Vigilância Sanitária Municipal e a Vigilância Estadual possamos tomar as medidas cabíveis”, conclui.

Secretaria Municipal da Agricultura de Mariana Pimentel/Setor Veterinário/Inspetoria e Vigilância Sanitária. Contatos: What´s: (51) 92003-1755, 51-3495-6123/3495-6124.

O que você precisa saber sobre a raiva:

*Animais de produção jovens, recomenda-se vacinar nos primeiros 3 a 4 meses de vida e, posteriormente, repetir a dose em 30 dias;

*Animais de produção adultos, vacinação anual. Em casos de regiões endêmicas repetir dentro de 6 meses;

*Bovinos e ovinos: aplicar 2 ml subcutâneo (baixo do couro);

*Equinos: 2 ml intramuscular profunda (músculo);

*Animais de companhia, vacinação anual;

*Caninos e felinos: 1 ml subcutâneo (baixo do couro);

*Filhotes, primeira dose a partir de 4 meses de vida.


Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.







MAIS NOTÍCIAS