Notícias


Cine Teatro Coliseu é palco da premiação do projeto Aprende+Camaquã

O Projeto tem como cunho principal buscar melhoria nos índices de aprendizagem e consolidar habilidades essenciais
14/12/2023 Ascom Prefeitura de Camaquã – Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, dia 11 de dezembro, aconteceu a tão esperada solenidade de entrega da premiação do Projeto Aprende+Camaquã da Rede Municipal de Ensino e do Projeto Meio Ambiente e Turismo do Lions Clube Camaquã. Diretores, professores, alunos e familiares lotaram as dependências do Cine Teatro Coliseu para prestigiar os ganhadores dos projetos, os quais foram avaliados por uma comissão que definiram os vencedores.

A Assessoria Pedagógica da SMED lançou a partir desse ano letivo de 2023, o Projeto Aprende+Camaquã. O Projeto tem como cunho principal buscar melhoria nos índices de aprendizagem e consolidar habilidades essenciais de escrita, leitura, raciocínio lógico e operações matemáticas, para que os nossos estudantes tenham uma base inicial bem estruturada e assim possam dar continuidade aos seus estudos de forma consolidada.

A Secretaria Municipal da Educação e Desporto, vem reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido pelos professores e gestores escolares, através das avaliações externas, classificação da escola por índice gerado no SONDAR (anos finais do fundamental) e AVALIA REDE (nos anos iniciais), bem como dos projetos ‘‘Escola Alfabetizadora” (proposto para alunos do 2º ano), “Desafiando a Matemática” (proposto para alunos do 5º ano) e a “Escrita Criativa” (do 6º ao 9º ano). Como também do projeto “Meio Ambiente e Turismo” do Lions Clube Camaquã.

Na ocasião estiveram prestigiando a solenidade o Vice-prefeito Abner Dillmann, a Secretária da Educação e Desporto, Eva Rosi Bueno Nunes e a Secretária Adjunta, Ana Carmelita Martins. Também participaram do ato de entrega das premiações, a Secretária da Administração e Planejamento, Cristiane Cunha; a presidente do Lions Clube Camaquã, Zélia Maria da Silva e sua equipe; Veronice Fernandes, Consultora Pedagógica do Sistema Aprende Brasil; Núria Berenice Ribeiro Scherer, idealizadora do projeto “Meio Ambiente e Turismo”; Alex Petroman, Coordenador Político do Governo e a escritora e diretora de ensino da UNIASSELVI, Iara Schemeguel, a qual foi uma das avaliadoras do projeto “Escrita Criativa”.

A Secretária Eva Rosi em sua fala, exaltou a priorização na aprendizagem dos educandos e bem estar dos mesmos, uma meta está ligada a outra à medida que o aluno aprende quando está motivado para aprender e quando esse aprende a sua autoestima e segurança emocional se fortalecem.

O Projeto Aprende+Camaquã tem como lema “Traçando novas rotas para uma educação colaborativa.” O mesmo contemplou as seguintes ações no ano de 2023.

AVALIA REDE – monitoramento e acompanhamento das aprendizagens através de avaliação externa voltada para os alunos dos 2º e 5º anos do ensino fundamental, contemplando os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, estratégia planejada e executada pela Assessoria Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação e Desporto.

A ESCRITA CRIATIVA – Concurso de Redação com o tema “Liderança e protagonismo juvenil”, destinado aos estudantes dos Anos Finais, do 6º ao 9º ano, das escolas da Rede Municipal de Ensino.
 
Os vencedores do Projeto Aprende+Camaquã

- Escola Alfabetizadora: EMEF João Belchior Marques Goulart
- Desafiando a Matemática: EMEF Osvaldo Aranha
- Melhor desempenho no SONDAR (6º ao 9º ano): EMEF Osvaldo Aranha
- Escrita Criativa (categoria de 6º ao 7º): EMEF Cândido Rodrigues de Freitas
- Escrita Criativa (categoria de 8º ao 9º): EMEF Alfredo Jacobsen
 
Os vencedores do Projeto “Meio Ambiente e Turismo” do Lions Clube Camaquã

- Dafini Nicoli K. Loskar: EMEF 15 de Novembro
- Julia Silveira Carard: EMEF Alfredo Jacobsen
- Luísa Perez da Rocha: EMEF Ana Tomázia Ribeiro
- Emanuella Meireles dos Santos: EMEF Cândido Rodrigues de Freitas
- Isadora Renard Longaray: EMEF D. Nadir Medeiros
- Matheus dos Santos da Costa: EMEF João Beckel
- Helena Michaelis Richter: EMEF João B. Marques Goulart
- Isis Yasmim da Costa Pereira: EMEF Marina de Godoy Netto
- Sofie E. Machado Barbosa: EMEF Mário Centeno Crespo
- Flávya Alessandra Silva Krüger: EMEF Otto Laufer
- Rodrigo Rodrigues Silva: EMEF Santo Antônio
- Miriam Tuane da Silva Bierhals: EMEF Sepé Tiarajú
 
Vencedora como melhor redação

- Vitória da Sila Martins: EMEF Osvaldo Aranha

A escola vencedora foi contemplada com a criação de um jardim, ofertado pela Floricultura N’Plantas.

- Júlio César Santos


Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.










MAIS NOTÍCIAS