Notícias


Entenda como a inteligência artificial impacta o mercado de pagamentos

Segundo a Adiq, empresa de pagamentos, a IA pode ser usada para automatizar tarefas, melhorar a experiência do cliente e detectar fraudes
21/12/2023 Virta Comunicação – Foto: Freepik / Divulgação

A inteligência artificial tem desempenhado um papel cada vez mais significativo no mercado de pagamentos, sendo impulsionada por fatores como o aumento da disponibilidade de dados, o desenvolvimento de novas tecnologias e o crescimento da demanda por pagamentos seguros e eficazes.

Segundo o diretor executivo de TI da Adiq, Daniel Flores, a principal tecnologia que vem sendo utilizada é a inteligência artificial. Ele explica que a IA tem sido aplicada principalmente para automatizar tarefas, melhorar a experiência do cliente, detectar fraudes e aprimorar a análise de crédito.

"A utilização estratégica da inteligência artificial no mercado de pagamento está redefinindo a forma como processamos as transações, proporcionando agilidade, segurança e personalização", complementa.

De acordo com Flores, a automatização de tarefas, especialmente no backoffice e processamento de pagamentos automatizados, tornou-se mais precisa com a implementação da inteligência artificial. Para ele a utilização da IA não apenas aprimora a precisão dos registros financeiros, reduzindo erros, mas também libera recursos humanos para se dedicarem a tarefas mais estratégicas e relevantes para o negócio.

A segurança desempenha um papel crucial na adoção da inteligência artificial, conforme destaca o diretor executivo de TI da Adiq. "Em um cenário no qual o Brasil realiza milhões de transações diariamente, essa nova tecnologia desempenha um papel fundamental na detecção de movimentações suspeitas. Desta forma, a inteligência artificial permite analisar padrões por meio do aprendizado de máquina e análise preditiva, contribuindo para a prevenção proativa de atividades fraudulentas, garantindo a segurança das transações eletrônicas", ressalta Daniel.

Outro destaque ressaltado pelo executivo de TI da Adiq é a valorização da experiência do consumidor. Ele explica que a inteligência artificial opera de maneira aprimorada para analisar o histórico de compras, gerenciar chatbots e personalizar ofertas de produtos e serviços. "A inteligência artificial está moldando novas fronteiras, criando soluções como as carteiras digitais e sistemas baseados em blockchain, proporcionando conveniência e segurança para os usuários", ressalta.
 
Os desafios que o mercado de pagamentos enfrenta com a IA

Apesar do potencial transformador que a inteligência artificial traz ao mercado de pagamentos, ainda existem desafios. Flores explica que os custos de desenvolvimento, a complexidade de implementação e possíveis vieses são os principais empecilhos para um avanço linear na utilização da IA no mercado de pagamentos. "É muito importante abordar as limitações que a inteligência artificial ainda tem em nosso segmento. Desta forma, garantimos uma aplicação compreensível para cada vez mais impulsionar o mercado de pagamentos no futuro", finaliza.

Sobre a Adiq

A Adiq é uma empresa inovadora de adquirência, fundada em 2015 em um mercado altamente competitivo de pagamentos. A empresa é autorizada pelo Banco Central do Brasil, conectada com as principais bandeiras de cartão e pioneira na oferta de adquirência como serviço.

Com uma plataforma própria e white label, a adquirente une toda sua expertise e desenvolve soluções de pagamentos inovadoras para seus parceiros. Como tal, captura, processa, registra e liquida o pagamento de todas as transações eletrônicas feitas com cartões de crédito e débito, em lojas físicas ou no e-commerce.

A Adiq atua de forma independente e está presente em todo o Brasil com suas soluções de pagamento sob medida.

Em seu portfólio, está sua robusta e escalável plataforma que compreende toda a arquitetura de softwares e soluções necessárias para que qualquer player tenha uma solução de pagamentos integrada ao seu negócio, com gerenciamento em tempo real de todas as transações e da agenda de liquidação.

Além disso, a empresa possui soluções digitais, com foco em e-commerce e marketplace, como o split de pagamento e o motor de recorrência, ferramentas essenciais para o gerenciamento automatizado de seu e-commerce ou marketplace, e para quem gerencia lojas ou franquias, a Adiq disponibiliza um portal com funcionalidades distintas para o gerenciador e outro para o lojista. 

MAIS NOTÍCIAS