Notícias


Dia Nacional do Guarda-Vidas é celebrado com tradicional competição em Tramandaí

Realizado todos os anos, o evento reuniu profissionais militares e civis
31/12/2023 Ascom CBMRS | Edição: Camila Cargnelutti/Secom - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) realizou, na manhã da quinta-feira, dia 28 de dezembro de 2023, a sua mais tradicional competição entre guarda-vidas. No Dia Nacional do Guarda-Vidas, em uma solenidade com a presença do governador do Estado em exercício, Gabriel Souza, a corporação reuniu profissionais militares e civis para celebrarem a importante data.

A competição ressalta, acima de tudo, o espírito de camaradagem e irmandade entre os guarda-vidas, chamando atenção, ainda, para a importância do serviço de zelar e guardar vidas nas praias e balneários de todo o Estado. Para tanto, o CBMRS coloca à prova a capacidade física e técnica de seus guarda-vidas militares e civis, a fim de demonstrar as habilidades desses profissionais que zelam pela segurança dos banhistas.

Nesse ano, os participantes foram submetidos a um aquathlon – corrida e natação no mar. O guarda-vidas e a equipe que realizassem o percurso no menor tempo consagravam-se vencedores.

Em sua fala, o governador em exercício enalteceu a atuação dos profissionais e ressaltou a importância do efetivo do Corpo de Bombeiros Militar, especialmente nos eventos climáticos registrados em 2023. “Todas as nossas homenagens aos guarda-vidas e à corporação, pelo trabalho que foi fundamental, especialmente neste ano de tantos desafios, quando atuaram no resgate e salvamento de muitas vidas nas enchentes”, disse Gabriel.

Ele destacou, ainda, a importância dos guarda-vidas na Operação Verão Total 2023-2024. Mais de mil homens e mulheres atuam na orientação da população e no salvamento nas praias do litoral e águas internas, tendo sido realizados mais de uma centena de salvamentos desde o início da ação, em 16 de dezembro. O número é seis vezes maior do que o registrado no mesmo período no ano passado.

Para o comandante-geral do CBMRS, coronel Eduardo Estêvam, é justa a homenagem de ter um dia especial reservado aos profissionais que zelam pelas pessoas nos balneários. "Esses homens e mulheres é que fazem a diferença na segurança, para que os cidadãos se sintam protegidos", salientou.

Em dezembro, o governo do Estado também reforçou as medidas de segurança com a entrega de equipamentos e viaturas para o CBMRS e para o Instituto-Geral de Perícias (IGP). Foram repassados um caminhão de combate a incêndio, 15 motos aquáticas, 20 quadriciclos e 11 carros para os bombeiros, além de nove caminhonetes para o IGP.

“As motos aquáticas e os quadriciclos vão ampliar a capacidade de atendimento da Operação Verão Total 2023-2024 nas regiões do litoral. O investimento total é de R$ 7,1 milhões para garantir mais agilidade no atendimento a ocorrências em todo o Estado”, completou o governador em exercício.

Ao final, a premiação coroou o esforço dos guarda-vidas, nas categorias abaixo:

Guarda-vidas Militar Masculino Individual
1º - Cristiano Ressler (Quintão)
2º - Arthur Bernardes (Torres)
3º - Josiel Cardoso (Tramandaí)

Guarda-vidas Civil Temporário Masculino Individual
1º - Eduardo Bicalho (Imbé Sul)
2º - Evandro Lopes Bueno (Torres)
3º - Gustavo Borges (Torres)

Guarda-vidas Feminino Individual
1º - Rafaela Siqueira e Naiany Cielo (Tramandaí/Capão da Canoa)
2º - Manoela Ronau (Nova Tramandaí)

Revezamento em Duplas
1º - Olkoski e Resende (Torres)
2º - Arce e Vitor Hugo (Capão da Canoa)
3º - Turela e Thiago (Pinhal)

Geral por Praias
1º - Torres
2º - Capão da Canoa
3º – Tramandaí

Siga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.




MAIS NOTÍCIAS