Notícias


Prefeitura de Rio Grande inicia escavação de açudes para produtores e pecuaristas locais

Além do Executivo, a execução dos projetos conta com apoio da EMATER - RS/ Ascar e do COMAPERG
21/01/2024 Ascom Prefeitura de Rio Grande – Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio Grande, através da Secretaria de Município de Pesca, Agricultura e Cooperativismo (SMPAC), iniciou na semana anterior, a entrega de açudes escavados provenientes do Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural.


Em Rio Grande, serão implantados, ao total, 12 micro-açudes em pequenas propriedades rurais com a finalidade de embasar iniciativas de irrigação, com utilização para dessedentação animal e objetivando a qualificação da produção reduzindo danos dos períodos de estiagem.


Além do executivo, a execução dos projetos conta com apoio da EMATER - RS/ Ascar e do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Agropecuária, Pesca, Micro e Pequena Empresa (COMAPERG).


Até o momento, cinco produtores rurais já foram atendidos em quatro localidades diferentes do município, sendo o quinto entregue na última quarta-feira, dia 18, no Bairro Carreiros. De acordo com a SMPAC, a equipe responsável pelas escavações já está a caminho do Povo Novo para atender a outro beneficiário.


O processo de seleção dos produtores e pecuaristas familiares, assentados da reforma agrária, integrantes de comunidades remanescentes de quilombolas foi feito por meio de edital que estabeleceu aqueles a serem beneficiados e suplentes. O projeto do açude deve ser realizado por uma empresa terciária. Ainda, de acordo com a secretária, o processo de escavação acontece de forma rápida sendo normalmente concluído em até 24h.


O convênio com o município foi formado em 2022 é uma das medidas realizadas pelo executivo estadual a fim de reduzir os efeitos das secas que atingem o Rio Grande do Sul. O programa do governo do Estado, que faz parte do Eixo Estratégico Irriga + RS, na modalidade açudes, tem como objetivo apoiar a construção de estruturas de reservação de água, para a expansão da prática da irrigação entre os agricultores e pecuaristas almejando estabilidade nas suas produções. 


Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS