Notícias


São 25 vagas disponíveis: Coro Sinfônico da OSPA abre inscrições para novos cantores

Candidatos devem preencher formulário de seleção até 14 de fevereiro
26/01/2024 Ascom OSPA – Foto: Divulgação

Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), seleciona novas vozes para integrar o Coro Sinfônico da OSPA, um dos principais grupos corais do Estado.


As inscrições, para cantores de todos os naipes, começam em 24 de janeiro e vão até às 18h de 14 de fevereiro. Para se inscrever, os candidatos precisam preencher um formulário on-line (também disponível em ospa.rs.gov.br/coro-sinfonico), anexando um vídeo cantando o trecho das páginas 2 a 5 de “Kyrie”, o primeiro movimento da “Missa de Glória”, de Giacomo Puccini. A partitura está disponível aqui, bem como no site da OSPA.


No vídeo, o candidato deverá falar o seu nome, naipe, e posteriormente, cantar a sua linha melódica da obra indicada. Sua parte poderá ser cantada com ou sem acompanhamento instrumental ou digital.


São 25 vagas disponíveis, sendo 6 para sopranos, 5 para contraltos, 6 para tenores e 8 para baixos. Os candidatos aprovados na primeira etapa receberão um e-mail com o agendamento de sua prova presencial, momento este em que serão analisados: afinação, ritmo, qualidade vocal, extensão vocal, percepção musical, solfejo simples e conhecimentos básicos de teoria musical.


Em 2024, o coro participará da temporada artística da OSPA interpretando grandes obras, além de participar de concertos populares e outros sem a presença da orquestra. O Coro Sinfônico da OSPA é adulto e a participação é voluntária e gratuita. Os candidatos devem ter idade mínima de 18 anos, boa voz, afinação, ritmo, experiência em canto coral, conhecimento teórico-musical, tempo disponível para estudo, ensaios e concertos. Com início marcado para 6 de março, os ensaios ocorrem das 19h30 às 22h na Casa da OSPA, localizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) em Porto Alegre - RS. Vozes agudas ensaiam nas segundas e quartas-feiras, e vozes graves nas terças e quartas-feiras.


Mais sobre o Coro Sinfônico da OSPA


O Coro Sinfônico da OSPA é formado por cantores voluntários que se dedicam a interpretar grandes obras do repertório coral-sinfônico. Além de participações marcantes na programação da OSPA, inclusive em montagens operísticas encenadas, o grupo realiza concertos à capela em diferentes cidades do estado e com outras orquestras ou grupos instrumentais. Em seu repertório estão obras de Aguiar, Bach, Beethoven, Bizet, Borodin, Brahms, Gounod, Händel, Haydn, Mahler, Mendelssohn-Bartholdy, Mignone, Mozart, Mussorgsky, Orff, Prokofiev, Puccini, Rachmaninoff, Rimsky-Korsakov, Rutter, Santoro, Stravinsky, Tchaikovsky, Verdi, Villa-Lobos, Vivaldi, entre outros. Neste ano o coro contará com a equipe artística formada pelo maestro Manfredo Schmiedt, os professores de canto Elisa Machado, Carol Braga, Felipe Bertol, Ricardo Barpp e o pianista Eduardo Knob.


Coro Sinfônico da OSPA – Seleção para novos cantores


Inscrições: das 9h de 24 de janeiro às 18h de 14 de fevereiro de 2024, no formulário eletrônico disponível a partir de 24/01 em: bit.ly/corosinfonico2024


Pré-requisitos: idade mínima de 18 anos, boa voz, afinação, ritmo, experiência em canto coral, conhecimento teórico-musical, tempo disponível para estudo, ensaios e concertos.


Mais informações: no site ospa.rs.gov.br ou pelo e-mail corosinfonicoospa@gmail.com.


Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS