Notícias


Colégio de Líderes, do Legislativo de Camaquã, aprova dois nomes para o Prêmio Mulheres Empreendedoras

Em 2024, serão agraciadas as Sras Cenilda Norma Konflanz Affeldt e Maria Iara Schmegel Moreira
14/02/2024 Redação Portal de Camaquã – Foto: Divulgação

Na tarde da quinta-feira, dia 8 de fevereiro de 2024, o Colégio de Líderes do Poder Legislativo de Camaquã se reuniu para deliberar os nomes de duas mulheres que serão agraciadas com o Prêmio Mulheres Empreendedoras.


Para este ano de 2024, foram aprovadas os seguintes nomes: Cenilda Norma Konflanz Affeldt, de sugestão da Vereadora Marivone Ramos; e, Maria Iara Schmegel Moreira, de sugestão do Ver. João Pedro Grill.


Os projetos serão encaminhados pelos respectivos vereadores e protocolados na Secretaria do Legislativo. O Prêmio Mulheres Empreendedoras está regulamentado na Lei nº 2539, de 27 de abril de 2022, cujo projeto é de autoria da Ver. Eva Rosi.


Conforme o art. 2º da respectiva lei, o Prêmio Mulheres Empreendedoras de Camaquã, outorgado em forma de diploma, a duas homenageadas por Sessão Legislativa Anual, será entregue em Sessão Solene, a ser realizada, preferencialmente, no dia 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher.


Confira a biografia das duas homenageadas:


» Cenilda Norma Konflanz Affeldt


Cenilda Norma Konflanz Affeldt, nascida em 12 de junho de 1977, nasceu na Localidade da Santa Auta, 5º Distrito de Camaquã, filha de Carlos Konflanz e Nilza Schmegel Konflanz, casada com Gilmar Ludtke Affeldt, mãe de dois filhos Jonathan e Tatiele, é Agricultora Familiar e proprietária de sua Agroindústria Familiar de panificados e possui sua marca “Konfel”.


A agroindústria familiar “Konfel” está situada na localidade dos Galpões no Sítio do Alemão, interior do município de Camaquã. Idealizadora do projeto, Cenilda Konflanz, já trabalha com os panificados há mais de doze anos e há sete anos sua agroindústria está legalizada e com o selo do “Sabor Gaúcho” que é um certificado de produtos provenientes de estabelecimentos de produção artesanal, oriundos de agroindústrias familiares, com desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda no campo e preservação do meio ambiente. É considerado, também, a procedência e o enquadramento às exigências sanitárias e ambientais, garantindo qualidade do produto ao consumidor.


O empreendedorismo surgiu pensando em ajudar na renda familiar, Cenilda começou a vender biscoitos caseiros enquanto seu marido e filho seguiam trabalhando na lavoura. A ideia de trabalhar em casa surgiu após a chegada de sua filha, a menina necessitava de maiores cuidados devido algumas complicações de saúde.


Cenilda então procurou diversos cursos, como corte e costura, bordado, de panificados, entre outros, até que encontrou o que mais se adaptou. Inicialmente, os panificados eram produzidos em pequena escala e conforme os pedidos, que no início eram de encomendas para festas de casamento e de casa em casa. Seus pedidos aumentaram e ela resolveu voltar para o interior onde construiu a sua agroindústria e pode ficar próxima a sua família.


Atualmente, produz apenas bolachas e com o aumento das vendas precisou contratar uma funcionária para poder dar conta de todas as suas encomendas, hoje seus produtos são entregues aos mercados de Camaquã e Cerro Grande do Sul, totalizando cerca de 35 pontos de venda, possui sua banca na Feira do Produtor Rural Willi Dummer, também entrega aos Programas Governamentais como PNAE e no PAA, através da Coopertraf - Cooperativa dos Trabalhadores da Agricultura Familiar onde é associada.


A agroindústria “Konfel” produz os seguintes produtos: rosca de glacê, rosca de glacê com chocolate, palitos de chocolate branco, palito de chocolate preto, palito de coco com glacê, bolacha de Natal, bolacha amanteigada, bolacha amanteigada de coco, bolacha de farinha de arroz e bolacha integral.


Cenilda possui uma história de vida de superação e persistência, sempre determinada e correta em seu trabalho e que com muito orgulho e com ajuda de sua família se tornou uma empreendedora rural de sucesso profissional e hoje é um exemplo de para muitas mulheres.


» Maria Iara Schmegel Moreira


Nascida em 7 de março de 1964 na cidade Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, Maria Iara Schmegel Moreira é destaque na área acadêmica na região da Costa Doce, tendo em suas veias o empreendedorismo, afinal já foi empresária do agro através do plantio de arroz e na área da indústria de artefatos de cimento e construção civil, além de ser uma empreendedora cultural nata, com inúmeras obras publicadas e atualmente a conceituadíssima empresária atua no ramo educacional através do Grupo Servi.


A co-fundadora e sócia do Grupo Servi atua como diretora de ensino e gestora da referida instituição, graduada em pedagogia, administração, ciências contábeis, artes visuais e nutrição, sendo pós-graduada em Administração de Pessoas, Marketing, Auditoria e Análise de Custos. Atualmente é Diretora de Ensino do Grupo Servi/Uniergs e faz gestão de 38 polos da Uniasselvi - Centro Universitário Leonardo da Vinci, na Região da Serra Gaúcha, Costa Doce/Centro Sul e Região Sul, também realiza trabalho voluntário em escolas, instituições educacionais e eventos culturais.


A SERVI – ASSESSORIA E CONSULTORIA, foi fundado em 2020 e tem sua sede localizada em Camaquã/RS, atende grande parte dos municípios da região Sul do Brasil, foi idealizada com objetivo de fomentar o desenvolvimento desta região, através de seus próprios serviços ou mesmo de parcerias com as diversas instituições existentes. Possui em seu quadro, um grupo qualificado de profissionais que visam atender as diferentes demandas das áreas da educação, tais como: Cursos profissionalizantes, Graduação EAD, Extensão Universitária, Pós Graduação, Assessoria em RH e Projetos Pedagógicos e Estudos e Pesquisas Científicas.


Iara possui 11 livros publicados em 10 anos de trabalhos literários, além de atuar como administradora, contadora, professora e pedagoga. O primeiro livro “Poesia Celebration” foi publicado em 2012. A obra Meu Pé de Laranja recebeu prêmio de melhor livro infantil e infanto juvenil da literarte kids na 4ª Feira Nacional do Livro Infantojuvenil de Cabo Frio no Rio de Janeiro.


Em novembro de 2022, foi lançada a autobiografia especial de 10 anos “Memórias e meus escritos", em Porto Alegre. A obra foi relançada nas feiras de livros da Costa Doce neste ano.


Iara Schmegel foi patrona de diversas Feiras do Livro em 2023:


» Em Camaquã/RS o evento literário ocorreu de 19 a 22 de outubro de 2023;


» Em São Lourenço do Sul/RS o evento literário ocorreu na última semana de agosto de 2023;


» Em Barão do Triunfo/RS o evento literário iniciou na última semana de outubro de 2023;


Ocupações e atuações:


Membra da Casa do Poeta Camaquense – CAPOCAM.

Membra Honorária da Comunidade LusoBrasileira do RS.

Membra da ALBRS - Academia de Letras do Brasil.

Membra da AJEB – Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil.

Membra da Câmara de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do CRA/RS - Conselho Regional de Administração.


MAIS NOTÍCIAS