Notícias


IFSul realiza Encontrão do Punhobol, em Camaquã, neste sábado, dia 17

Atividade reunirá pessoas que estiveram vinculadas ao esporte no câmpus de 2011 a 2019
16/02/2024 Comunicação Social | Vinícius Waltzer – Foto: Divulgação

O IFSul, câmpus Camaquã receberá, neste sábado, dia 17 de fevereiro, um encontro para celebrar um esporte que fez parte da história da unidade durante a última década: o punhobol.


Estudantes que fizeram parte das equipes da modalidade entre 2011 e 2019 e pessoas que contribuíram com o projeto “Punhobol do IFSul-Camaquã para todos” participarão das atividades ao longo de todo o dia no câmpus.


Entre os principais objetivos do encontro estão a promoção da integração entre estudantes que atuaram nas equipes de punhobol do câmpus; a reunião de pessoas que contribuíram com o "Projeto Punhobol: do IFSul-Camaquã para todos"; e a realização de um mostra de notícias, fotos, vídeos e ítens de punhobol.


Em quase uma década, o projeto teve participação direta de mais de duas mil pessoas, entre estudantes do câmpus participantes das equipes, estudantes da rede pública e professores e acadêmicos que fizeram oficinas com o projeto.


São convidados para o evento representantes da reitoria do IFSul, a direção do câmpus, ex-diretoras/es, professoras/es de Educação Física que contribuíram com o projeto, professores que integraram a primeira equipe do câmpus, representantes da Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo (SGNH) e da Sociedade Ginástica Porto Alegre (SOGIPA) e representante da Bolas Ludwig.


Saiba mais


O Punhobol é um esporte coletivo precursor do voleibol, com a diferença de ser jogado em um campo de grama, com cinco jogadores de cada lado, podendo também ser muito maior do que uma quadra de vôlei. O campo é dividido ao meio por dois postes, onde é esticado um cabo ou rede. Todas as jogadas são efetuadas com o punho fechado e as defesas são feitas com o antebraço.


O projeto em números


Estudantes do câmpus Camaquã que integraram as equipes da escola: aproximadamente 400


Estudantes de escolas públicas, ensino fundamental e médio, que receberam oficinas do “Projeto Punhobol: do IFSul-Camaquã para todos": aproximadamente 1200


Professores/as e acadêmicos/as de Educação Física que fizeram oficinas do projeto: aproximadamente 600


Programação:


09:00 - Recepção e catalogação de itens de Punhobol para a Mostra


10:00 - Jogos de Integração


12:00 - Almoço


13:45 - Mostra de notícias, fotos e vídeos - Mostra de itens de Punhobol - bate-papo entre os/as participantes


16:00 - Jogos de Integração


18:00 - Encerramento




Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS