Notícias


Defensoria Pública do Estado apura abordagem que resultou na prisão de entregador negro, em Porto Alegre

Defensoria também irá propor à Brigada Militar um curso de capacitação em relações raciais
20/02/2024 Ascom DPE/RS - Foto: Ascom DPE/RS

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), por meio do Núcleo de Defesa da Igualdade Étnico-Racial (NUDIER) e do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NUDDH) está apurando o caso envolvendo a prisão de um entregador negro que foi preso pela Brigada Militar.


A Instituição já expediu ofício solicitando informações sobre a abordagem feita pela Brigada Militar. Além disso, os defensores irão se reunir com o homem nesta segunda-feira, dia 19. A Defensoria também irá propor à Brigada Militar um curso de capacitação em relações raciais.


O caso


O caso aconteceu no sábado, dia 17 de fevereiro, no bairro Rio Branco, em Porto Alegre. Imagens gravadas por testemunhas mostram dois homens discutindo. Segundo testemunhas, o homem branco deu uma facada no homem negro, e a Brigada Militar (BM) foi chamada.


Em seguida, as imagens mostram o momento em que o homem negro, um motoboy, está ferido, é algemado e colocado no porta-malas da viatura pelos PMs. O homem branco, que se disse agredido pelo motoboy, assiste à cena enquanto conversa com duas policiais.


O homem branco entra em um prédio e volta vestindo uma camiseta. Ele também é algemado e colocado no banco traseiro de outra viatura. Os dois foram levados para uma delegacia e liberados depois.


O Comando da BM abriu sindicância para investigar o episódio. Nas redes sociais, o governador Eduardo Leite se manifestou: "Sobre a prisão de um homem negro que seria vítima de tentativa de homicídio em POA, determinamos via Corregedoria da Brigada Militar a abertura de sindicância para ouvir imediatamente testemunhas e apurar as circunstâncias da ocorrência, com a mais absoluta celeridade. Renovo minha absoluta confiança na Brigada Militar e nos homens e mulheres que compõem nossas forças de segurança. Inclusive, em respeito aos dedicados profissionais que as integram, é que a apuração da conduta será célere e rigorosa."


Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS