Notícias


Connex Pelotas ocorrerá no Centro Histórico de Pelotas, entre 13 e 15 de março

Evento internacional conectará experiências e boas práticas na segurança pública e prevenção às violências
24/02/2024 Ascom Prefeitura de Pelotas | Edição: Camila Cargnelutti/Secom - Foto: Divulgação

O Connex 2024, evento internacional que conectará experiências e boas práticas na segurança pública e prevenção às violências, já tem a programação definida. O encontro, que ocorrerá no Centro Histórico de Pelotas, entre 13 e 15 de março, reunirá agentes e gestores públicos, organizações do terceiro setor, instituições de ensino, empresas e sociedade em geral.


Promovido pela prefeitura de Pelotas e pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e patrocinado pelo governo do Estado, o Connex contará com a presença de especialistas, gestores públicos, representantes de organizações sociais e autoridades.


Destaque para o ex-vice-presidente da Colômbia, Oscar Naranjo, que esteve na linha de frente no processo de pacificação do país latino-americano. Também já confirmou presença o Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.


As atividades serão realizadas simultaneamente no Theatro Guarany, no Clube Caixeiral, na Faculdade Senac e no Hotel Jacques George, além do Pelotas Parque Tecnológico. O Connex está estruturado em três eixos principais: prevenção à violência, integração institucional e gestão da informação. Painéis e debates abordarão temas como tecnologia, educação em direitos humanos, moradias dignas, prevenção, administração penal, cidade para crianças, gestão para resultados e violências de gênero, escolar e racial.


Destaques da programação


A programação começa na manhã de 13 de março, a partir das 8h, com o credenciamento dos participantes. A primeira conferência terá como tema Panorama da Violência no Brasil, seguido da palestra do embaixador da Colômbia no Brasil, Guillermo Rivera, que ocorrerá no Clube Caixeiral.


As oficinas, rodas de conversa, painéis e palestras ao estilo TED seguem durante o dia. Nesta mesma data, está prevista a primeira reunião da cúpula da Segurança do Rio Grande do Sul fora de Porto Alegre.


O encontro do alto comando do programa RS Seguro será no Pelotas Parque Tecnológico. A abertura oficial do evento está marcada para as 19h no Theatro Guarany, culminando, logo depois, com a conferência Cidades Resilientes - A Experiência Colombiana. O governador Eduardo Leite já confirmou presença na abertura.


O segundo dia do Connex será marcado pelas boas práticas dos municípios, tanto do Brasil quanto de cases de cidades latino-americanas. Durante todo o dia, seguem as atividades paralelas com temas como violência contra mulher, desenvolvimento econômico contra a violência, gestão das informações, os municípios e as políticas penais, entre outros. No último dia, o ministro Silvio Almeida fará sua palestra no Theatro Guarany. As atividades simultâneas seguem até o fim da manhã.


Inscrições abertas


Com previsão de reunir cerca de mil participantes, o evento será aberto ao público mediante inscrição on-line e gratuita pelo site. Para a inscrição, agentes públicos, imprensa e comunidade em geral devem informar CPF, e-mail e telefone de contato.


Reflexões sobre o futuro das cidades


Durante o Connex, será realizada a quarta edição do Reflexões sobre o futuro das cidades. O evento é resultado de uma demanda de prefeitas e prefeitos por mais oportunidades para discutir, com profundidade técnica, assuntos que estão na pauta prioritária dos municípios. As três primeiras edições ocorreram em João Pessoa/PB, Niterói/RJ e Campinas/SP, respectivamente em junho, julho e agosto de 2023.


Participações confirmadas


» Ex-vice-presidente da Colômbia, Oscar Naranjo


» Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida


» Secretário estadual de Segurança Pública, Sandro Caron


» Secretário estadual de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana


» Consultora do Banco Mundial, Flávia Carbonari


» Empreendedor social, Rodrigo Sabiah


» Ex-prefeito de Palmira, na Colômbia, Oscar Escobar


» Presidente do Instituto Cidade Segura, Tâmara Biolo


» Diretor-executivo do Instituto Cidade Segura, Alberto Kopittke


» Presidente da Associação dos Guardas Municipais do Brasil, Reinaldo Monteiro


» Diretor-executivo da Corporación Oficina de Resiliência de Medellin, Santiago Uribe


» Diretora-executiva do Instituto Sou da Paz, Carolina Ricardo


» Cofundadora e diretora-executiva da Serenas, Amanda Sadalla


» Secretário-executivo do programa RS Seguro, Antônio Padilha


» Professor e pesquisador, Joseph Murray


» Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Leoberto Brancher


Veja a lista completa em www.connexpelotas.com.br.


Quem apoia o Connex


O Connex é uma realização da prefeitura de Pelotas e da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos. Conta com o patrocínio do governo do Estado do Rio Grande do Sul, do DetranRS e dos bancos Itaú, Banrisul e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).


O evento tem o apoio da Embaixada da Colômbia, da Peace in Our Cities, da Fundação Bernard Van Leer, do Sebrae, da UniSenac campus Pelotas, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, da Vetorial Internet e da Coalização Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes.




Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS