Notícias


Cláudio Dessbesell é eleito presidente do Sindicato da Polícia Penal do RS em segundo turno

Os novos dirigentes vão tomar posse no próximo dia 20 de março, em Porto Alegre
24/02/2024 Ascom Polícia Penal - Foto: Divulgação

O policial penal, Cláudio Dessbesell, 46 anos, venceu as eleições em segundo turno para presidência do Sindicato da Polícia Penal do RS- SINDPPEN, no último dia 22.


Dessbesell, que nasceu em Ijuí, é servidor de carreira da Susepe desde 2001, atuando na área da segurança prisional, além de participar de Grupos de Intervenção em Pelotas e Passo Fundo. Nos últimos quatro anos, foi o vice-presidente do SINDPPEN.


O resultado do pleito foi divulgado ao vivo pelas redes sociais por volta das 24h. Componentes das chapas acompanharam a soma dos votos na sede do sindicato, localizado no bairro Rio Branco, em Porto Alegre.


A Chapa 3 obteve 776 votos (55,0 dos votos válidos). Já a Chapa 1 fez 635 votos (45,0%). Foram registrados 14 votos nulos e 18 votos brancos. 1.443 servidores penitenciários participaram do processo eleitoral, que foi realizado de forma virtual. O primeiro turno foi disputado entre três chapas, ocorrido entre os dias 5.02 a 8.02.


O quadro do SINDPPEN é composto 11 diretores de base, seis do conselho fiscal, seis diretores executivos, além do presidente, vice-presidente, secretário (a) geral, primeiro (a) secretario (a) tesoureiro (a).


Para Dessbesell, o pleito eleitoral teve muito diálogo, unindo ainda mais a categoria. "Realizamos visitas em todas as regiões do Estado, explicando nosso plano de gestão aos colegas e a chapa 3 optou por realizar uma campanha com muita transparência, ética e comunicação", disse.


A Susepe faz a custódia de 44 mil pessoas presas no RS, chegando a um patamar absurdo de déficit de 5 mil trabalhadores nas mais de cem casas prisionais. Dentre as propostas sindicais da gestão Dessbesell estão a luta pelo recomposição salarial, já que a categoria está sem aumento há dez anos.


"É o momento de mostrarmos união à sociedade gaúcha, fortalecendo ainda mais o SINDPPEN, tendo em vista que o nosso maior adversário tem sido a precarização de nosso trabalho ao longo dos anos e precisamos buscar diálogo com o governo, instituições e parlamentares gaúchos, pois a Susepe tem a responsabilidade de custodiar 44 mil pessoas presas e nosso trabalho, um dos mais estressante do mundo, precisa ser respeitado e valorizado.


"Nosso déficit funcional hoje é de 5 mil policiais penais. ", explicou Dessbesell. Dentre as propostas sindicais da gestão dele está a luta pelo recomposição salarial, já que a categoria está sem reajuste há dez anos. Além disso, o chamamento dos aprovados, a ampliação de vagas nas classes para as promoções e a missão da inclusão dos técnicos superiores penitenciários, monitores penitenciários (cargo em extinção) e os agentes penitenciários administrativos dentro do quadro da polícia penal no RS serão as pautas principais no quadriênio 2024-2028. Evitar a privatização do sistema prisional e articular outra demanda antiga demanda da categoria, que é a regulamentação do porte de arma de fogo para todos os servidores do quadro especial da Susepe, como prevê a Lei 13.259.

Atualmente, o sistema prisional conta com 7 mil servidores, sendo 6.100 na ativa. Os novos dirigentes vão tomar posse no próximo dia 20 de março, em Porto Alegre. A diretoria executiva é composta pelos servidores Kelpes Vesque (vice-presidente), Janice Willrich (secretária-geral), Neiva Canalli (primeira-secretária) e Nívea Carpes (tesoureira).


Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS