Notícias


Pênalti nos últimos segundos do Grenal 441, levantou a discussão da ausência do VAR

Por que não se recorreu ao VAR para validar a falta dentro da área?
27/02/2024 Redação Portal de Camaquã - Foto: Freepik / Divulgação

No caso específico do Gauchão, a ausência do VAR no Grenal 441 ocorreu por que o regulamento do campeonato prevê o uso dessa tecnologia apenas nos jogos apenas a partir das quartas de final da competição. Essa regulamentação está regrada no parágrafo primeiro do art. 33, que diz: “O uso da tecnologia de VAR será utilizado a partir da 2ª (segunda) fase da Competição (quartas de finais) até as partidas finais da 4ª (quarta) fase.”


Sobre a ausência do VAR em determinados jogos, pode ser por diversas razões. Alguns dos motivos mais comuns incluem:


» Limitações financeiras: A implementação do VAR envolve custos significativos, desde a instalação dos equipamentos até a remuneração dos árbitros assistentes de vídeo. Em alguns casos, as entidades organizadoras podem optar por não utilizar o VAR em todos os jogos devido a restrições orçamentárias.


» Logística: Pode haver dificuldades logísticas na instalação do VAR em determinados estádios ou regiões. Por exemplo, alguns estádios podem não possuir a infraestrutura necessária para suportar a tecnologia do VAR, como câmeras posicionadas adequadamente e salas de operações.


» Decisão da entidade organizadora: A decisão de implementar o VAR em um jogo específico geralmente cabe à entidade organizadora do campeonato ou à federação responsável pelo futebol naquela região. Essas decisões podem ser influenciadas por diversos fatores, como a importância do jogo, a disponibilidade de recursos e políticas específicas da entidade.


Quem paga pelo VAR nos jogos de futebol e como funciona essa tecnologia


O VAR (Árbitro Assistente de Vídeo) é uma tecnologia utilizada no futebol para auxiliar os árbitros durante as partidas. Quanto ao financiamento do VAR, geralmente quem arca com os custos varia dependendo da liga, competição ou federação responsável pelo jogo. Normalmente, esses custos são cobertos pela entidade organizadora do campeonato ou pela federação nacional de futebol.

Em relação ao funcionamento, o VAR consiste em um grupo de árbitros assistentes que monitoram a partida por meio de câmeras de vídeo instaladas no estádio. Eles têm acesso a diversos ângulos de replays em tempo real. Se o árbitro principal tiver dúvidas sobre uma decisão importante, como um gol, um pênalti ou uma expulsão, ele pode solicitar uma revisão do VAR.


Os árbitros do VAR analisam as imagens e fornecem recomendações ao árbitro principal, que então toma a decisão final com base nessas informações adicionais. Essa tecnologia visa minimizar erros cruciais e aumentar a precisão das decisões arbitrais durante as partidas de futebol.

MAIS NOTÍCIAS