Notícias


Operação Mãos à Obra, da Polícia Civil, desarticula organização criminosa especializada em praticar golpes

No RS, ação ocorreu nas cidades de Guaíba, Porto Alegre, Caxias do Sul e Lajeado
20/03/2024 Ascom Polícia Civil – Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, dia 20 de março, as Polícias Civis do Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná deflagraram a Operação Mãos à Obra, desarticulando organização criminosa especializada em praticar golpes do falso intermediário.


Aproximadamente 90 policiais civis participaram da operação que resultou na prisão de oito homens, sendo que seis já cumprem pena em estabelecimentos prisionais de Caxias do Sul, além de quatro mulheres, na sua maioria, companheiras dos presos. Foram vistoriados diversos endereços e apreendidos vários objetos e aparelhos celulares.

A investigação foi realizada pela Delegacia de Investigações Gerais de Itapeva (SP) e esclareceu 34 casos. A organização agia de dentro do Presídio Regional de Caxias do Sul (RS), angariando possíveis clientes em sites de compras na internet, se passando por vendedores e negociando a aquisição de material para construção.


A partir disso, os criminosos recebiam os valores das compras e realizavam ligações telefônicas para as lojas encomendando as mercadorias. Os golpistas efetuavam falsos pagamentos via PIX para os lojistas, que entregavam a mercadoria para o cliente, porém nada recebiam.


O judiciário paulista expediu os mandados de prisão e busca e apreensão, que foram cumpridos simultaneamente nas cidades de Guaíba/RS, Porto Alegre/RS, Caxias do Sul/RS, Lajeado/RS e Irati/PR.

A investigação contou com a participação da equipe da 1ª Delegacia de Polícia de Cachoeirinha/RS, que com DIG de Itapeva/SP coordenaram as ações de buscas e prisões com o apoio das Delegacias de Polícia de Guaíba/RS, 8ª DPRI Caxias do Sul/RS, 19ª DPRI de Lajeado/RS, Delegacia de Polícia de Irati/PR e Delegacias da seccional de Polícia de Itapeva/SP.


Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS