Notícias


Caminhonete é adquirida pelo golpe do falso depósito, em Caxias do Sul, por duas mulheres golpistas

As golpistas apresentaram um falso comprovante de depósito no valor de 81 mil reais
29/03/2024 Ascom PRF – Foto: Divulgação

Na tarde de quinta-feira, dia 28 de março de 2024, durante fiscalização de combate ao crime, no entrocamento da Rota do Sol com a BR 116, a Polícia Rodoviária Federal abordou uma Ranger com placas de Joinville/SC.


No veículo estava uma família de Caxias do Sul que afirmou ter adquirido a caminhonete no dia anterior e que estavam providenciando a transferência do veículo para o nome do condutor.


Aos policiais, o homem afirmou que encontrou o veículo à venda no marketplace de uma rede social e que pagou um valor quase 30 mil reais abaixo da tabela.

Em consulta aos sistemas policiais, os PRFs constataram que havia um registro de estelionato naquele veículo que fora feito no dia anterior pela proprietária em Joinville. Ela havia assinado os papéis para a transferência e entregue a caminhonete para duas mulheres caxienses após as golpistas apresentarem um falso comprovante de depósito no valor de 81 mil reais.

As duas mulheres aplicaram o golpe em Joinville na terça-feira (26) e logo trouxeram o veículo para Caxias do Sul para realizarem a venda e conseguirem o dinheiro. Como funciona o golpe do falso depósito: os estelionatários entram em contato com a pessoa que está anunciando seu veículo para venda e inventam uma história para que a pessoa que está vendendo faça a transferência do veículo para uma terceira pessoa. Os golpistas falsificam um comprovante de pagamento para ludibriar a vítima e, logo na sequência já anunciam o veículo em redes sociais com valor bem abaixo de mercado para que seja vendido o mais rápido possível e consigam o dinheiro do golpe.

Neste tipo de crime normalmente existem duas partes lesadas, a pessoa que vende o veículo e não recebe o dinheiro e a pessoa que compra um veículo fruto de crime. Este tipo de golpe tem se tornado muito comum e existem alguns cuidados que devem ser tomados, tanto na venda quanto na compra de veículos, que podem evitar este tipo de problema:


- Sempre que vender um veículo conferir com o seu banco e/ou seu gerente se o valor foi realmente transferido para a conta bancária;


- Quando for comprar um veículo, procure em locais e sites confiáveis;


- Desconfie de ofertas com valores muito abaixo do preço de mercado;


- Confira junto ao Detran a situação do veículo que está interessado em comprar, se exite alguma restrição ou registro de ocorrência de estelionato, furto ou roubo;

No caso da ocorrência acima, o o casal abordado com a Ranger, em Caxias do Sul, um homem de 51 anos e uma mulher de 41 anos, foram encaminhados para a polícia judiciária local para os procedimentos legais e responderão por receptação culposa.


As duas golpistas foram identificadas pelo casal e serão investigadas pelo crime de estelionato. O veículo será restituído à proprietária em Santa Catarina.



Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS