Notícias


Projeto do Ver. Prof. Claiton, prevê a instalação de câmeras de monitoramento de segurança nas escolas públicas, em Camaquã

Equipamento deverá ter recursos de gravar as imagens
06/09/2019 Por Ascom Redação Portal de Camaquã – Foto: Divulgação

O Ver. Prof. Claiton Silva da Silva protocolou na Secretaria da Câmara de Vereadores de Camaquã, o Projeto de Lei Legislativo nº 27, de 29 de agosto de 2019, que dispõe sobre a instalação de câmeras de monitoramento de segurança nas escolas públicas municipais e cercanias.

O projeto foi lido no expediente da 127ª Sessão Ordinária, realizada na segunda, dia 2 de setembro de 2019, e posteriormente foi encaminhado para ser analisado pela Comissão de  Constituição e Justiça.

Sobre o projeto

O projeto propõe a instalação de câmeras de segurança nas dependências de todas as unidades públicas municipais de ensino, visando garantir a integridade e a segurança dos alunos, professores e outros servidores das escolas públicas municipais.

A instalação dos equipamentos de segurança significa não apenas um modo de desestimular a ação de agentes delituosos em nossas escolas, mas também serão importantes para elucidar e apurar delitos praticados nas cercanias, auxiliando, assim, o trabalho policial.

É necessário o poder público estabelecer um sentimento de segurança no ambiente escolar, uma vez que os atuais índices de criminalidade e os recentes atentados terroristas praticados em escolas do país tem amedrontado cada vez mais a população. Ademais, o investimento na medida proposta também impactará na prevenção do aliciamento de nossos jovens para o uso ou o envolvimento com as drogas.

De acordo com o art. 2º do projeto, cada unidade escolar terá, no mínimo, duas câmeras de segurança que registrem permanentemente as suas áreas de acesso e principais instalações internas. O equipamento deverá ter recurso de gravação de imagens.

Já no art. 3º, o projeto prevê que as escolas situadas nas áreas onde foram constatados os mais altos índices de violência, terão prioridade na implantação dos equipamentos.

MAIS NOTÍCIAS