Notícias


DPE/RS e instituições parceiras oferecem curso de empreendedorismo para mulheres presas em Guaíba

A ideia é desenvolver noções de empreendedorismo e gestão de negócios, criando oportunidades para a vida após o cárcere
14/04/2024 ASCOM DPE/RS - Foto: Pedro Costa

Quinze mulheres presas na Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba (PEFG) iniciaram, na última sexta-feira, dia 5 de abril, um curso técnico-profissionalizante em empreendedorismo.


A aula inaugural contou com a presença da defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa em Execução, Cintia Luzzatto, e marcou o início das atividades de um Termo de Cooperação firmado pela Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS).


O curso é destinado a quinze mulheres selecionadas previamente pela equipe da PEFG. A ideia é desenvolver noções de empreendedorismo e gestão de negócios, criando oportunidades para a vida após o cárcere e auxiliando a ressocialização.


Além de receberem um certificado de conclusão, o curso contribuirá para remição das penas das mulheres reclusas. As aulas serão ministradas semanalmente, por professoras da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).


A partir do Termo de Cooperação, serão realizadas atividades semelhantes em estabelecimentos prisionais de todo o Estado. O objetivo é oferecer cursos em diversas áreas, buscando a formação educacional, técnica e profissionalizante às mulheres presas.


O acordo foi firmado entre Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Estado (TJRS), Secretaria Estadual de Sistemas Penal e Socieducativo (SSPS), Associação dos Defensores e Defensoras Públicas do Estado do Rio Grande do Sul (ADPERGS), Fundação Irmão José Otão, Associação Elas Existem e Terceiro Andar Assessoria Educacional.




Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS