Notícias


Nível baixo da Barragem Santa Bárbara, em Pelotas, causa transtornos no abastecimento

A medição atual de 2m80cm abaixo do nível ideal causou uma queda na qualidade da água bruta, o que tem dificultado o tratamento na Estação
27/03/2020 Ascom Prefeitura de Pelotas / Angélica Mengue – Foto: Divulgação

Desde a tarde de quarta-feira, dia 25 de março de 2020, equipes do Sanep trabalham no ponto de captação de água bruta da Barragem Santa Bárbara, que apresenta baixos níveis devido à forte estiagem que atinge o Município. A autarquia concluiu nesta semana a abertura de um canal, que vai escoar a água de pontos de maior profundidade até a área onde é feita a captação.

A medição atual de 2m80cm abaixo do nível ideal tem causado uma queda na qualidade da água bruta e dificultado o tratamento na Estação. A consequência foi coloração na água, identificada em algumas regiões da cidade abastecidas pelo Santa Bárbara. O Sanep informa que na quinta-feira, dia 26 de março, as equipes seguem trabalhando no local para corrigir estes problemas.

Foram substituídas as bombas dos flutuantes e a estrutura móvel de captação está sendo direcionada para um ponto de maior profundidade. Estas são ações previstas no planejamento organizado pelo Sanep, para dar sequência à captação, mesmo nesta forte estiagem.

Localidades que recebem água pela Barragem ainda sentirão os efeitos no abastecimento. Algumas macrorregiões apresentam baixa pressão e/ou falta de água, como Fragata e Três Vendas (Zona Norte), nos bairros Santa Terezinha, Py Crespo e Cohab Tablada.  

A previsão é que o trabalho seja concluído durante a tarde e o abastecimento normalizado até o fim do dia.

MAIS NOTÍCIAS