Notícias


Clinicanp destaca cuidados para pacientes oncológicos

Agenda de exames continua sendo cumprida pelo hospital, mas é sugerido que aqueles que não requerem urgência sejam remarcados
29/03/2020 Satolep Press – Foto: Divulgação

O Complexo Hospitalar Clinicanp, atento às necessidades e cuidados direcionados aos pacientes oncológicos que precisam manter seus tratamentos, reforça uma série de cuidados em virtude da pandemia do COVID-19.

Os exames marcados continuam sendo realizados, mas a partir do dia 24 de março de 2020, o acesso se dará exclusivamente pelo endereço da Rua Anchieta, facilitando assim o sistema de controle de cuidados.

A procuradora da direção, Michele Fagundes Laydner, sugere que os pacientes cheguem ao local o mais próximo possível dos horários agendados, com no máximo um acompanhante.

“A recomendação é para evitar aglomeração nas salas de espera, já que até o momento seguimos atendendo aos exames, mas sugerindo quando possível que consultas e exames de rotina sejam reagendados”, explica.

De acordo com decreto municipal foram suspensos temporariamente os procedimentos eletivos, tanto cirúrgicos, quanto ambulatoriais em todos os hospitais da cidade, com exceção de emergências.

A equipe da Clinicanp está preparada para orientar os pacientes que ingressarem no hospital para exames, reforçando as normas de segurança sanitária estipuladas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Nossos atendentes recebem os pacientes com todos os cuidados necessários e imediatamente indicam os diversos pontos que disponibilizamos álcool em gel e os banheiros, localizados em todos os andares, para que a higienização seja constante e eficaz”, salienta Michele.

Parentes ou pessoas próximas de pacientes com câncer devem evitar contato em caso de qualquer sintoma suspeito de gripe. É essencial higienizar regularmente as mãos com álcool gel 70% por 20 a 30 segundos ou lavar com água e sabão por 40 a 60 segundos.

Além disso, evitar tocar nos olhos, nariz e boca e cobrir com o antebraço o nariz e a boca ao tossir ou espirrar. “Em caso de apresentarem sintomas como coriza, febre, tosse ou falta de ar é fundamental que entrem imediatamente em contato com os seus médicos”, destaca.

PREVENÇÃO

O hospital conta com uma das estruturas mais completas da região sul. Contempla o serviço de internação hospitalar clínica e cirúrgica com capacidade para 36 leitos e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral adulta, com cinco leitos e um isolamento.

A direção da Clinicanp ampliou desde a semana passada as medidas de proteção aos profissionais de saúde, pacientes e familiares que utilizam os seus serviços. Cerca de 150 colaboradores de diferentes setores, desde enfermagem, nutrição, copa, higienização, fisioterapia, fazem o uso de EPI's e seguem todas as indicações e cuidados da OMS.

Todos os profissionais que estão na linha de frente são constantemente monitorados pela enfermagem padrão e orientados.

MAIS NOTÍCIAS