Notícias


Tecnologia ajuda setor educacional a não parar durante a quarentena

Startups desenvolvem soluções para manter o ensino ativo no país
16/04/2020 Moglia Comunicação Empresarial – Foto: Divulgação

Com a interrupção do calendário letivo e a suspensão de aulas presenciais em escolas e universidades de todo o país devido ao isolamento social provocado pelo novo Coronavírus, instituições e alunos buscam maneiras de continuar os estudos.

Com o intuito de não deixar a educação parada, algumas startups têm criado soluções com a ajuda da tecnologia para auxiliar no prosseguimento dos conteúdos ou na preparação para o Enem e os vestibulares.

O cursinho online Me Salva! doou 50 mil acessos para que escolas utilizem com os alunos. A empresa disponibilizou, ainda, toda a sua estrutura de transmissões EAD visando possibilitar que os jovens sigam estudando. Além disso, o Me Salva! abriu o acesso às aulas ao vivo e baixou os valores do pacote mais completo de preparação para o Enem.

Auxiliadas pelo Sebrae RS em seus negócios, a Minha Escola e a Scholastic-App seguiram pelo mesmo caminho. A Scholastic-App lançou gratuitamente, durante o período de quarentena, a plataforma online Reconheça.me, que desenvolve o fortalecimento de competências socioemocionais de crianças e jovens, e convida os pais a lançarem um olhar mais acolhedor sobre os padrões comportamentais dos filhos neste momento em que todos precisam ficar em casa.

“Após as respostas a um questionário, entregamos um plano de ação para ajudar na convivência, que atua sobre pontos a melhorar no desempenho como pessoa e contribui para a análise de forças, fraquezas e preferências.

Na Scholastic, apoiamos pessoas, escolas e professores com relação a novos paradigmas educacionais, auxiliando na educação neste mundo volátil e ambíguo que se vive hoje”, explica Tácito Viero, CTO Schoolastic.

A Minha Escola, startup de Educação Infantil, também colocou a tecnologia a serviço da educação ao preparar um conteúdo com dicas para acompanhar, apoiar e orientar melhor as famílias a superar o desafio imposto pela Covid-19. Em meio à pandemia, a empresa está conseguindo ajudar a comunidade escolar com atividades pedagógicas que conectam escolas e famílias por meio do seu aplicativo.

“Acreditamos que uma comunidade mais conectada gera uma melhor educação para todas as crianças”, salienta Vinícius Nunes, CEO da Minha Escola. A empresa participou, em 2017, do programa Scale do Sebrae RS, que impulsionou o crescimento sustentável do negócio.

“Neste momento de crise, o uso da tecnologia no setor da Educação é ainda mais fundamental. Sem a possibilidade de aulas presenciais, a internet é uma aliada indispensável. É muito bom ver as empresas disponibilizarem suas plataformas para contribuírem e auxiliarem nesse processo”, salienta Debora Chagas, coordenadora de startups do Sebrae RS.

MAIS NOTÍCIAS