Notícias


Deputado Brum debate qualificação do setor leiteiro em reunião com Gadolando e Secretário do Mapa

Deputado Brum intermediou reunião na sede da Gadolando em Porto Alegre
09/03/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: Divulgação

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha na Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum (MDB), intermediou na sexta-feira, dia 5 de março de 2021, uma reunião entre o presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) e o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Fernando Schwanke. Em pauta, o pedido de apoio para um projeto de fomento técnico para aumentar a qualificação dos animais e a produção de leite.

A iniciativa prevê que sejam desenvolvidas atividades técnicas de capacitação e registros dos animais e os controles. As dificuldades enfrentadas no momento pelos produtores de leite também foram explanadas durante o encontro e medidas foram debatidas para deixar o produtor menos vulnerável.

“O setor leiteiro sempre esteve entre as prioridades do nosso mandato pela sua importância para a economia de nosso Estado e queremos dar atenção especial também na Secretaria de Desenvolvimento Econômico que iremos assumir na próxima semana. Precisamos cada vez mais desenvolver e amparar investimentos e ações voltados à qualificação do setor e à sanidade animal”, destacou Brum.

Para exemplificar o objetivo do projeto a ser desenvolvido, o presidente Tang apresentou as atividades executadas pela Gadolando e a diferença que existe entre o gado holandês registrado na sua produtividade à nível nacional e a vaca comum considerada pelo IBGE. "Mostramos que se formos pelo lado de registro, controle genealógico, controle leiteiro e classificação morfológica, podemos produzir mais com menos animais", comparou.

A proposta foi bem recebida pelos participantes e a partir de agora será analisada para posterior implementação. “O Mapa tem interesse em estar sempre próximo da base produtiva para aprimorar as suas políticas públicas. O encontro nos possibilitou conhecer os projetos da Gadolando e os seus objetivos e nós temos interesse em ajudá-los a aprimorá-los”, considerou Schwanke.

O encontro também contou com a participação do superintendente técnico da associação, José Luiz Rigon.

MAIS NOTÍCIAS