Notícias


Projeto de Lei do Deputado Clair Kuhn declara Panambi como a Cidade do Käsekuchen

O käsekuchen é um tradicional bolo de queijo que já se apresentava naturalmente como souvenir gastronômico
20/07/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: Marcela Prass Scheffler

O deputado Clair Kuhn (MDB) é autor do Projeto de Lei 162/2021, que declara Panambi como a Cidade do Käsekuchen, institui o 24 de julho como o Dia do Käsekuchen e inclui a data no Calendário de Eventos do Estado. A iniciativa quer evidenciar a herança gastronômica da cultura alemã e contribuir para o desenvolvimento do turismo e da economia do município.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

“É uma honra podermos ajudar na divulgação dessa tradição alemã que não só traz visibilidade para Panambi como também para a região. Com o nosso projeto de lei queremos ajudar a aumentar a comercialização do käsekuchen e promover o turismo regional, de forma segura e responsável, já que ainda nos encontramos em pandemia”, destacou o deputado Clair.

O käsekuchen é um tradicional bolo de queijo que já se apresentava naturalmente como souvenir gastronômico para aqueles que queriam levar uma “lembrança de Panambi”. A sua viabilidade como estímulo para o desenvolvimento do turismo rural e gastronômico surgiu ainda em 2012 no diagnóstico de potencial turístico feito pela coordenadoria de Turismo e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Mas foi a partir de 2018 que a gestão pública começou, efetivamente, um trabalho de promoção, especialmente no ramo das padarias e confeitarias, para evidenciar a iguaria. Surgiu então o Festival do Käsekuchen. Um ano depois, por meio de uma parceria com o Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi, foi iniciado um Projeto de Indicação Geográfica (IG) do Käsekuchen de Panambi junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

Em 2020, foi fundada oficialmente a Associação Panambiense dos Produtores de Käsekuchen (Aprokas), que passou a atuar como promotora do festival em parceria com a administração pública. O 4º Festival do Käsekuchen ocorre durante todo este mês de julho.  

“Para a empresária e integrante da Aprokas, Heda Britto, é uma satisfação Panambi alcançar o reconhecimento. "Isso irá fazer girar a economia do município, a cultura e o desenvolvimento. O käsekuchen envolve uma cadeia que movimenta vários setores, desde a agroindústria, o comércio local, até o turismo, trazendo divisas para o município”, completou.

O PL 162/2021 foi distribuído para relatoria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Parlamento, onde será verificada a constitucionalidade da proposta. 

MAIS NOTÍCIAS