Notícias


Centelha da chama crioula será distribuída em Jaguarão

Foi apresentada uma proposta para Jaguarão sediar a geração e distribuição da Chama Crioula da 21ª RT
23/08/2021 Texto e foto: Prefeitura de Jaguarão
Anterior Próximo

Em reunião realizada no Gabinete da Prefeitura Municipal de Jaguarão, o prefeito Favio Telis recebeu uma comitiva da 21ª Região Tradicionalista/MTG para discutir sobre as ações relativas à Semana Farroupilha na região.

Foi apresentada uma proposta para Jaguarão sediar a geração e distribuição da Chama Crioula da 21ª RT e, mais uma vez, atendendo os anseios da comunidade tradicionalista, o prefeito Favio Telis aceitou o desafio para que no dia 4 de setembro de 2021, Jaguarão seja o principal ponto da tradição da região, recebendo representações de oito municípios.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Segundo a conselheira vaqueana da 21ª, Silvania Affonso, num primeiro momento buscou contato com o secretário de Cultura e Turismo, Leandro Dutra e com o vice-prefeito Rogério Cruz (na época, prefeito em exercício), que já tinha sinalizado a intenção de sediar o evento, inclusive, tendo acionado a Vigilância Sanitária para auxiliar na elaboração do protocolo de prevenção a Covid-19.

Acompanhada pelo diretor de cavalgada da 21ª RT, Carlos Alberto da Fonseca e representantes de entidades tradicionalistas de Jaguarão, a conselheira Silvania Affonso expôs as intenções de programação para a Semana Farroupilha, a partir da distribuição da centelha da chama crioula. Dessa conversa surgiram diversas ideias que foram introduzidas na programação.

Em alusão ao bicentenário de Anita Garibaldi, uma das principais atrações da Semana Farroupilha será a valorização da mulher gaúcha. “Todas nós temos um pouco de Anita”, diz Silvânia recordando a história, quando em 1865 as mulheres precisaram guarnecer a fronteira, durante a Revolução Farroupilha.

O prefeito de Jaguarão salienta que o município tem procurado ser parceiro e dado suporte aos eventos importantes para a região e é sempre prazeroso poder receber representações de outros municípios.

“Mesmo em momento de pandemia, não podemos deixar de cultivar nossa história, nossa cultura e nossos antepassados que contribuíram para a grandeza do nosso Estado”, diz Favio Telis destacando que devemos observar, com rigor, os protocolos de saúde para que tenhamos um evento sadio.

Segue anexo a programação para o dia 4 de setembro, quando será gerada e distribuída a Chama Crioula da 21ª RT.  A programação geral para a Semana Farroupilha deverá ser divulgada nos próximos dias.

MAIS NOTÍCIAS