Notícias


Aberta oficialmente a colheita do pêssego em Pelotas

Público da festividade no Rincão da Caneleira, 8º distrito, recebeu as boas-vindas da prefeita Paula
02/12/2019 Assessoria de Comunicação de Pelotas / Tânia Magalhães - Fotos: Igor Sobral
Anterior Próximo

A Abertura da Colheita do Pêssego em Pelotas, safra 2019, nesse domingo, 1º de dezembro, foi comemorada com festividades que se estenderam até a noite, no Rincão da Caneleira, 8º distrito, Rincão da Cruz, Salão Indústria Show.

A prefeita Paula Mascarenhas e o vice Idemar Barz levaram boas-vindas, em nome do Município, a milhares de visitantes, tanto do interior como da zona urbana, que foram aproveitar a programação diversificada do evento.

Alegria, descontração, movimentado comércio de variedades de pêssego in natura e de derivados, produtos de agroindústrias, peças de artesanato colonial, plantas, flores e farta gastronomia, além de espaço técnico e de local específico para brincadeiras e recreação infantil tomaram conta da área e foram compartilhados pelo público.

Pesquisadores da China

O casal Pedro e Elisabete Tavares, acompanhados da jovem filha Carolina, estiveram na festa. “Temos ido aos eventos na zona rural. Eles são bem organizados e importantes para que nós, da área urbana, tenhamos mais conhecimento sobre as atividades desenvolvidas pela agricultura familiar, sobre o trabalho dos produtores. Servem como oportunidade para passeios na colônia, para contato com a natureza”, disse Elisabete, enquanto Carolina ressaltava a qualidade da gastronomia típica da colônia.

Entre o público, estiveram presentes pesquisadores chineses de Nanjing – localidade do leste da China: a pesquisadora Ma Ruijuan e o diretor do Centro de Pesquisas da cidade, Yu Mingliang. Eles estão em Pelotas e observam a cultura do pêssego, entre outras, graças à parceria do Brasil com o país, por meio da Embrapa. Como intérprete, atua a pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, Maria do Carmo Bassol Raseira. A prefeita Paula foi apresentada a eles e registrou as boas-vindas em nome do Município.

Início oficial da safra

Sob o sol do meio-dia, o pomar da propriedade do produtor Dari Bosembecker foi o cenário da Abertura da Colheita do Pêssego de 2019, com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel; do chefe do Escritório Municipal da Emater, Francisco Arruda; do chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso; do presidente da Associação de Produtores de Pêssego da Região de Pelotas (APPRP), Mauro Scheunemann; do representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pelotas, Celmar Raffi; e da corte do pêssego, rainha Helen Strelow Knabach e princesa Jaddy Lima da Silva.

O corte da faixa de cetim, entre os pessegueiros, oficializou simbolicamente a abertura da safra, sob votos de prosperidade e de bons negócios. As frutas colhidas pelos participantes encheram um cesto, que foi levado à área das festividades. O casal Dari e Ivete Bosembecker tem três filhos, dos quais um acompanha o trabalho no pomar. “Nossa atividade vem de família. Nossos pais cultivavam pessegueiros e nós continuamos”, disse Ivete. Para ela, recepcionar na sua propriedade a abertura da colheita é motivo de satisfação.

'Capacidade de construir'

O palco, especialmente montado na área do Salão Indústria Show, marcou abertura oficial das festividades no início da tarde, com a prefeita Paula; o vice Idemar; o presidente do Legislativo, vereador Fabrício Tavares (PSD); os vereadores Antônio Peres (PSB), José Paulo Benemann (PSDB) e Éder Blank (PDT); do produtor rural Dari Bozembecker; de titulares de órgãos e entidades envolvidas com a atividade; e da corte do pêssego.

“Sou otimista, olho para o futuro e acredito na nossa capacidade de construir. Tudo que fez o homem evoluir partiu de dificuldades enfrentadas. Precisamos nos unir para superar percalços”, afirmou a prefeita Paula, na sua mensagem de confiança aos produtores de pêssego e a todos os trabalhadores rurais.

Em nome dos produtores, Dari Bosembecker registrou boas-vindas aos visitantes e comentou que o pêssego é uma fruta que pode ser apreciada sempre, seja na safra, in natura, seja todo o ano, em compota. O gerente regional da Emater, Ronaldo Maciel, salientou que “o evento é uma iniciativa para resgatar a tradição do pêssego em Pelotas e um meio de coroar o trabalho dos produtores. Pelotas é referência em produção da fruta”.

O chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso, comentou que o objetivo do órgão é promover o desenvolvimento regional e que o foco está voltado para o sul do Estado – nos trabalhos com a cultura do pêssego e outras motivadoras do crescimento local. O presidente da Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul (Cafsul), Valdemar Vahl, falou sobre as dificuldades enfrentadas para produção do pêssego, ressaltou o valor da cultura e propôs união de esforços entre os envolvidos.

Resgate da tradição

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Sicredi, Nilson Loeck, “Pelotas conta com as melhores tecnologias, tecnólogos, pesquisadores e produtores. Temos ânimo para reagir e começar de novo. Temos que incentivar a manutenção da cultura”.

O presidente do Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindicopel), Paulo Crochemore, enfatizou que as comemorações, desse domingo, “resgatam uma tradição. O momento é difícil para o produtor e para a indústria e é necessário estimular o consumo de pêssego, já que a cultura se mistura com a história de Pelotas”.

Presidente da APPRP, Mauro Scheunemann lembrou que se trata uma cultura antiga e que não deve ser substituída. “Temos que ter fé para superar as dificuldades”. Para o presidente da Associação de Comerciantes de Hortifrutigranjeiros de Pelotas, José Paulo Benemann, o pêssego é o maior motivador da festa. Lembrou que, a partir do segundo semestre de 2020, a modalidade em calda estará inserida, por força da legislação, no cardápio da merenda escolar das escolas da rede estadual.

O presidente da Câmara, vereador Fabrício Tavares, comentou que “não podemos fugir das vocações e, a partir do trabalho articulado entre produtor e indústria, deve ser aberto o mercado para atender a demandas maiores, garantindo avanços”.

Festa é parte da Quinzena

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, informou que a Abertura da Colheita está inserida na Quinzena do Pêssego, “com o objetivo de valorizar os produtores e reconhecer seu trabalho. A fruta é a cadeia produtiva mais importante de Pelotas, tanto econômica como socialmente. Na economia, movimenta mais de R$ 200 milhões por ano e, na área social, promove cerca de 25 mil empregos.

Seidel explicou que a Quinzena tem quatro etapas: a Feira Municipal do Pêssego, as atividades escolares, a Abertura da Colheita, e a participação de restaurantes, que inserem o pêssego nos pratos, bebidas e sobremesas de seus cardápios. “A cadeia de produção de compota está estruturada. No entanto, o mercado demanda pêssego de mesa, in natura”, chamou a atenção o secretário, frisando que o trabalho da Emater e da Embrapa desenvolve variedades.

A prefeita Paula assegurou que “os produtores não estão sozinhos. Os momentos difíceis testam nossa capacidade”, e contou que, na semana passada, em visita a uma escola municipal, viu que, na despensa, havia latas de compota de pêssego. “É uma mudança positiva. Vamos em frente, de mãos dadas, buscar soluções e abrir caminhos.”

Bênção religiosa

A abertura da safra recebeu bênção religiosa, a cargo do padre Luiz Armindo Capone, do reverendo Ubirajara Mello e da pastora Iraildes Santoro. Os três religiosos falaram em fé, esperança e na obra de Deus.

Três gerações da família Kruger – pais, filhos e netos – foram apresentadas para simbolizar a tradição da cultura do pêssego na zona rural do Município. As comemorações contaram com a presença das cortes da Fetomate, da Festa Municipal do Morango, da Festa do Motorista (Herval), e da Festa do Caqui e da Maçã (Arroio do Padre).

MAIS NOTÍCIAS