Notícias


“Arte por todo canto” chega a Dom Feliciano e Barra do Ribeiro

Projeto leva graffiti, muralismo e teatro a cidades do interior do estado com patrocínio da CMPC
18/08/2023 Acesso Projetos Integrados de Comunicação – Foto: Divulgação

Compartilhar o amor e a dedicação às artes com todos, em todos os cantos onde for possível chegar: essa é a proposta do “Arte por todo canto”, que estreia no dia 21 de agosto na cidade de Dom Feliciano, no Rio Grande do Sul. Na sequência, entre 28 de agosto a 2 de setembro, Barra do Ribeiro recebe o projeto.

A primeira temporada do projeto chega a seis cidades do estado com o patrocínio da empresa CMPC. Além de Dom Feliciano e Barra do Ribeiro, os municípios de Encruzilhada do Sul, Pantano Grande, São Francisco de Assis e São Gabriel estão contemplados. O projeto é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação.

O “Arte por todo canto” é um projeto que tem três ações principais, realizadas durante uma semana de imersão no município que o recebe. Sempre começa em uma segunda-feira e é concluído no sábado seguinte. Nesse período, de segunda a sexta-feira, são realizadas duas oficinas – uma de Graffiti e Muralismo, para jovens, e outra sobre o Teatro como ferramenta em sala de aula, para professores, ambas com 15 horas de duração. A terceira ação é voltada para o público em geral da cidade: um espetáculo de rua, em duas sessões realizadas em dois turnos no sábado.

Confira como será cada etapa de execução do “Arte por todo canto”:

Oficina de Gaffiti e Muralismo – Voltada ao público jovem, será oferecida para 15 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. As atividades, realizadas em cinco encontros de três horas de duração cada, vão abordar noções básicas sobre grafite e muralismo, com técnicas de pintura, teoria das cores, materiais, tintas e suportes, além de referências artísticas. Ao final das atividades práticas, um lindo legado vai ficar para a cidade.

A oficina “O Teatro como ferramenta em sala de aula” tem como objetivo capacitar os educadores a utilizarem as artes cênicas como estratégia de aproximação com os alunos, iniciando-os na arte teatral. Por meio de dinâmicas de grupo e jogos, o teatro é capaz de criar um ambiente propício para a transmissão de conhecimento, envolvendo os alunos de forma divertida e lúdica.

Ponto de culminância do projeto, o espetáculo teatral é aberto ao público em geral. “Clownstrofobia” conta a história de um palhaço que tem medo de palhaços. Serão duas apresentações em cada cidade, contemplando o público da zona rural do município (na agenda, os locais de saída dos ônibus gratuitos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação para o espetáculo) e a comunidade da zona urbana, tendo sempre um artista local fazendo a abertura do espetáculo no turno da noite.

AGENDA EM DOM FELICIANO

Oficina Graffiti e Muralismo

21 a 25 de agosto: das 13h30mina às 16h30min, aula teórica no Centro Tecnológico (Av. Borges de Medeiros, 552 – Centro); pintura no Muro no pátio da EMEF Catulino Pereira da Rosa (Rua Barão do Rio Branco, 1010 – Centro).

Oficina O Teatro como ferramenta em sala de aula

21 a 25 de agosto: das 19h às 22h, no Centro Tecnológico (Av. Borges de Medeiros, 552 – Centro)

Espetáculo Clownstrofobia

26 de agosto: 10h30min e 18h - Centro de Eventos Almirante Negro (Rua João Rufino Pereira, 167 – Centro)

Transporte gratuito para as escolas rurais saindo de quatro pontos, às 9h:

- EMEF Nossa Senhora de Fátima

- EMEF Santa Terezinha

- EMEF São João Batista

- EMEF Padre Constantino

**Atração local (sessão das 18h): Fábrica de Gaiteiros

AGENDA BARRA DO RIBEIRO

Oficina Graffiti e Muralismo

28 de agosto a 1º de setembro: das 13h30mina às 16h30min, Caminho do Engenho
 

Oficina O Teatro como ferramenta em sala de aula

28 de agosto a 1º de setembro: das 18h30min às 21h30min, na Escola Fundamental São José (Rua Coronel Araújo Ribeiro, 480)

Espetáculo Clownstrofobia

02 de setembro

11h – Salão Paroquial (Rua Otacílio Vitorino Ongaratto, s/n – Douradilho)

19h – Acampamento Farroupilha (Rua 14 de julho, s/n)

**Atração local (sessão das 19h): Trupe da Alegria

Quem faz o “Arte por todo canto”

- Coordenação e Produção: Cristiane Ostermann, jornalista e produtora cultural, e Erica Buzelin, pedagoga, atriz, fundadora do grupo Real Fantasia

- Oficina de Grafite e Muralismo: Marcus Vinicius, ator e bacharel em pintura, com trabalho voltado para o muralismo e arte urbana, integrante do grupo Real Fantasia

- Oficina Teatro como Ferramenta em Sala de Aula: Marcelo Xavier, formado em Educação Artística e pós-graduado em Metodologia do Ensino da Arte, fundador do grupo Real Fantasia, ou Sergio Cesario, formado em Artes Cênicas e Letras, ator integrante do grupo Real Fantasia

- Espetáculo Clownstrofobia - Grupo Real Fantasia, grupo mineiro com 40 anos de trajetória, trabalha especificamente com teatro para crianças e vem se dedicando há muitos anos ao aprofundamento da pesquisa no universo da infância e todas as suas intercessões com o mundo da cultura.

Sobre a CMPC

Presente no Brasil desde 2009, a CMPC é uma empresa representante da bioeconomia e tem suas operações baseadas no conceito da economia circular, transformando 100% de resíduos sólidos do processo industrial em 13 novos produtos, desde matéria-prima para produção de cimento e painéis de madeira até corretivo de pH do solo e fertilizantes orgânicos. Maior indústria do estado do Rio Grande do Sul, conforme o índice VPG (Valor Ponderado de Grandeza), a companhia é responsável pela criação de 45 mil empregos diretos, indiretos e induzidos na economia gaúcha, com 6,6 mil profissionais atuando em suas operações industriais, florestais e portuárias. A CMPC Brasil tem sua unidade industrial localizada em Guaíba, no RS, faz parte do grupo chileno CMPC e produz, anualmente, cerca de 2 milhões de toneladas de celulose – matéria-prima biodegradável utilizada na fabricação de produtos de higiene pessoal (tissue), de embalagens e de vários outros itens presentes no cotidiano das pessoas. O grupo CMPC completou 100 anos de atuação no mundo em 2020 e conta atualmente com mais de 20 mil colaboradores em 48 unidades industriais de oito países da América Latina.


WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link






MAIS NOTÍCIAS