Notícias


Secretaria da Cultura divulga programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Mais de 270 atividades serão realizadas no próximo fim de semana
19/08/2023 Ascom Sedac | Edição: Felipe Borges/Secom - Foto: Divulgação Sedac

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), divulgou, na manhã desta terça-feira, dia 15 de agosto, a programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural.

Neste ano, a data é celebrada em 19 e 20 de agosto. Com o tema “Cultura e Cidadania”, a quinta edição do evento vai contar com mais de 270 atividades – incluindo apresentações artísticas, oficinas, palestras, visitas a prédios históricos e ações de educação patrimonial – em 118 municípios do Rio Grande do Sul.

Segundo o diretor do Iphae, Renato Savoldi, esta será uma edição histórica, dada a abrangência do evento. “Ano após ano temos acompanhado um grande interesse de todos os municípios em participar da celebração. Por isso, em 2023, chegamos a esse número expressivo de atividades – algumas, inclusive, já estão ocorrendo desde o início de agosto”, comemora.

A programação completa está disponível no site da Sedac, no espaço dedicado ao Dia do Patrimônio. Por meio de um mapa interativo, é possível selecionar a localidade e acessar as informações (incluindo data, horário e local de cada atividade). Também estão disponíveis dois documentos: um deles com a programação por município, em ordem alfabética; e outro com a agenda específica de Porto Alegre.

“O patrimônio cultural no Estado é importante para toda a população que vive no Rio Grande do Sul. Ele amplia nosso conhecimento e proporciona oportunidades para incrementar a educação, o turismo e o desenvolvimento socioeconômico”, explica Savoldi, que projeta uma participação ainda maior nas próximas edições do Dia do Patrimônio.
 
O prazo para o cadastro de atividades encerrou-se na segunda-feira, dia 14 de agosto. Foram aceitas propostas de organizações governamentais e não governamentais, incluindo produtores culturais autônomos, instituições de ensino, gestores municipais, equipamentos culturais e agentes patrimoniais.

Em Porto Alegre, a programação do Dia do Patrimônio vai contar com um cortejo que contempla e conecta espaços importantes do Centro Histórico da capital, e que poderão ser visitados no domingo (20/8) com a mediação de um guia.

O percurso terá como ponto de partida o Teatro de Arena, na Escadaria da Borges, às 17h, e segue por mais sete instituições vinculadas à Sedac, finalizando o passeio na Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ). A atividade é gratuita, não há necessidade de inscrição prévia e o visitante pode levar seu animal de estimação.

Outra iniciativa lançada pela Sedac para estimular a visitação aos espaços culturais de Porto Alegre é o Passaporte do Dia Estadual do Patrimônio Cultural. O folheto poderá ser retirado nos dias 19 e 20 de agosto, de forma gratuita, em qualquer uma das instituições que integram a programação. O participante poderá carimbar o passaporte em cada instituição visitada e, ao acumular pelo menos cinco registros, terá direito a um kit cultural. Mais informações sobre o passaporte se encontram no site da Sedac.

Sobre o Dia do Patrimônio

Este ano, o tema do Dia do Patrimônio é “Cultura e Cidadania", e a programação vai destacar a diversidade cultural dos municípios gaúchos, a participação cidadã e o direito de acesso às manifestações. As atividades também vão proporcionar uma reflexão sobre a história e fortalecer os laços culturais entre as comunidades, além de apoiar a economia local, contribuir para a criação de espaços de convivência e promover o desenvolvimento sustentável.

As comemorações do Dia Estadual do Patrimônio Cultural começaram em 2019, e são uma promoção da Sedac, por meio do Iphae, do Departamento de Memória e Patrimônio (DMP) e do Sistema Estadual de Museus (SEM). A programação especial das instituições em torno da data ocorre sempre no terceiro fim de semana de agosto, em referência ao Dia Nacional do Patrimônio, celebrado no dia 17 do mesmo mês.

Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS