Notícias


Com apoio da DPE/RS, projeto leva notícias aos apenados através de jornal, na região central do RS

As matérias abordam temas relacionados à saúde, política, esporte, curiosidades e atualidades
23/08/2023 ASCOM DPE/RS - Foto: Henrique Gomes Barreiro

O projeto “Notícias lá da rua” (NLDR), lançado durante a pandemia, é um jornal que busca informar os apenados sobre diferentes assuntos. O periódico, produzido de forma quinzenal por voluntários, já está sendo distribuído em mais de 15 presídios do estado. As matérias abordam temas relacionados à saúde, política, esporte, curiosidades e atualidades.

O informativo, que já teve como capa os defensores públicos Andrey Regis de Mello, Julian Dewes Abdel, Gustavo Satt Corrêa, Caroline Araújo, Juliano Ruschell, e Luiza do Carmo Martins, surgiu durante a pandemia com o objetivo de fomentar a circulação de informações confiáveis no ambiente prisional, além de estimular a leitura e o debate sobre temas que afetam a sociedade.

Naquele período, o presídio de Júlio de Castilhos havia suspendido as visitações, oficinas e aulas. Diante disso, os presos não recebiam informações acerca do cenário político e social no país.

“Trata-se de um projeto de extrema importância, que recebe todo apoio da Defensoria Pública. Não é por estar privada de liberdade que uma pessoa deve ficar alienada aos acontecimentos que ocorrem fora da casa prisional”, comentou a defensora pública Bruna Minussi, que também foi destaque do jornal.

O presídio de Júlio de Castilhos é uma referência em projetos criativos que buscam promover a ressocialização dos encarcerados. O “PEJULI – Arte pela liberdade”, que confecciona bolsas e carteiras a partir de materiais reaproveitados, também é destaque nessa área.

Bruna frisou ainda que é importante “saber o que está acontecendo no mundo, ter acessos a notícias, artigos, entre outras coisas, certamente vai auxiliar na ressocialização quando essa pessoa deixar o presídio. Esperamos que esse projeto também seja replicado em outras regiões”.

O jornal também busca informar os apenados sobre questões judiciais, por meio de defensores públicos, juízes, professores, entre outros. Hoje, o projeto encontra-se na 54ª edição, e conta com relatos sensíveis quanto às prisões do estado.

O informativo circula, atualmente, nos presídios de Júlio de Castilhos, Santa Maria, Cacequi, Caçapava do Sul, Jaguari, Agudo, São Vicente do Sul, São Francisco de Assis, Santiago, São Sepé, Três Passos, Cerro Largo, Santo Cristo e Pelotas, além da gestão da SUSEPE de Porto Alegre.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link


MAIS NOTÍCIAS