Notícias


Aberta à visitação mostra fotográfica “Sant’Ana do Livramento, 200 anos”, na Assembleia Legislativa do RS

Exposição fica no hall da Assembleia até sexta-feira, dia 6 de outubro
03/10/2023 Agência de Notícias ALRS - Foto: Paulo Garcia / Divulgação

Foi lançada na tarde desta segunda-feira, dia 2 de outubro, a exposição do fotógrafo Titi Kroeff, no Espaço Deputado Carlos Santos da Assembleia Legislativa do RS, em homenagem aos 200 anos do município de Sant’Ana do Livramento.

Além do deputado Rodrigo Lorenzoni (PL), que teve a iniciativa da exposição, e de Titi Kroeff, participaram do lançamento o deputado Gustavo Vitorino (REP), a prefeita de Sant’Ana do Livramento, Ana Luiza Tarouco, o presidente da Câmara de Vereadores do município, Maurício Del Fabro, e amigos e familiares do fotógrafo.

Rodrigo falou sobre a alegria de homenagear Sant’Ana do Livramento, que tem agora 200 anos de história, de valorização da cultura e das tradições do RS. E ainda mais, disse ele, “com uma exposição que mostra tudo isso aos porto-alegrenses, justamente após o 20 de setembro e após a promulgação da Emenda à Constituição que protege os símbolos do RS”.

Também se manifestaram a prefeita Ana Luiza, o deputado Gustavo Vitorino e Titi Kroeff, que explicou a escolha do tema recorrente das fotos, como uma forma de “mostrar esse lado de Sant’Ana, fotos dos grotões do município, lugares onde só se vai a cavalo e, assim, mostrar a lida dos tropeiros e a região da campanha”.

A exposição de fotos “Sant’Ana do Livramento 200 Anos” fica no hall da Assembleia Legislativa do RS até sexta-feira, dia 6 de outubro.

O fotógrafo

Carlos Eduardo “Titi” Kroeff vive há 36 anos em Sant’Ana Livramento. É casado com uma santanense e administra a Estância São João, de sua propriedade,  na região conhecida como Sarandi, mas que fica lá no município de Sant’Ana Livramento.

Titi é arquiteto. Logo que se formou teve atelier de artes em Porto Alegre, fez cursos de desenho e gravura em metal e participou de vernissages, expondo suas obras com lápis colorido com aquarela. O gosto pela fotografia ele atribui ao avô, Rubem Kroeff, que era fotógrafo profissional e professor de microfotografia da UFRGS.

Diante da imensidão e, por vezes, da solidão do campo, Titi encontrou na fotografia uma companhia e passou, então, a registrar o dia a dia na Campanha Gaúcha. Antes da mostra “Sant’Ana do Livramento 200 Anos”, Titi fez, em julho de 2022, uma primeira mostra com o tema “Tropas & Tropeiros”.


WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.  
 
INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS