Notícias


Aprovado projeto de Issur que declara Vale Germânico de relevante interesse cultural do Estado

O projeto vai agora para sanção do governador Eduardo Leite, sem a necessidade de passar pelo Plenário
17/10/2023 Agência de Notícias ALRS - Foto: Mário Selbach / Divulgação

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira, dia 10 de outubro de 2023, o Projeto de Lei 316/2021, do deputado Issur Koch, que declara o Vale Germânico como de relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul.

“Às vésperas do bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, essa é uma grande notícia para nossa região e aqueles que, em 2019, apostaram na criação de um roteiro turístico para valorizar nossa cultural e nossos antepassados”, diz Issur, que representa o Parlamento na Comissão Estadual do Bicentenário.

Com a aprovação por unanimidade na Comissão de Educação, o projeto vai agora para sanção do governador Eduardo Leite, sem a necessidade de passar pelo Plenário. “Dentro do mês de novembro deveremos ter a lei promulgada, concluindo esse processo de valorização do Vale Germânico e, em especial, da Cultura, costumes e gastronomia alemã”, aponta o parlamentar.

Para o presidente da Associação dos Municípios do Vale Germânico (AMVAG), o prefeito de Estância Velha, Diego Francisco, a iniciativa reforça a importância regional do Vale Germânico. “Somos o berço da colonização alemã no Brasil e este movimento da Assembleia Legislativa, agora, transformado em lei legitima as ações desenvolvidas pelo conjunto de municípios que integram a AMVAG”, definiu.

MUNICÍPIOS

O Vale Germânico reúne 14 municípios - Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Nova Hartz, Presidente Lucena, Sapiranga, São Leopoldo, São José do Hortêncio e Santa Maria do Herval. Entre seus objetivos está, também, a potencialização do Turismo regional.


WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.  
 
INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link







MAIS NOTÍCIAS