Notícias


Arte por todo canto realiza espetáculo teatral em Pantano Grande

As apresentações acontecem no sábado, 21 de outubro, com entrada franca e patrocínio da CMPC
19/10/2023 Acesso Projetos Integrados de Comunicação – Foto: Divulgação

A temporada do projeto “Arte por todo canto”, em Pantano Grande, RS, está fazendo um lindo mural no Espaço Cultural da cidade com a participação de estudantes e inspirando professores com as oficinas de graffiti e muralismo e a de teatro como ferramenta em sala de aula.

E no próximo sábado, 21 de outubro, acontece o espetáculo “Clownstrofobia”, com entrada franca, em duas sessões – 11h, no Ginásio da EMEF Machado de Assis (RS 471 – Monte Castelo – 2º Distrito), e 20h30min, na Praça Érico Mário Raabe (Rua Tales Colombo - Centro).

“Clownstrofobia” conta a história de um palhaço que tem medo de palhaços. Em Pantano Grande, como atração local teremos a cantora e multi-instrumentista Vanessa Leão, que fará uma homenagem à cantora e compositora Rita Lee, com releituras de hits da artista.

Durante esta semana, o projeto “Arte por todo canto” está realizando oficina de graffiti e muralismo com jovens do Ensino Fundamental, e outra para professores, abordando o Teatro como ferramenta em sala de aula. O muro da Secretaria Municipal de Educação já está sendo pintado (nas fotos anexas, podem ser conferidas algumas etapas do projeto).

Outras cinco cidades gaúchas recebem o projeto: já passou por Dom Feliciano, Barra do Ribeiro, São Gabriel.; Depois de Pantano, o “Arte” segue para Encruzilhada do Sul. O projeto é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de cada cidade.

Sobre o projeto - O “Arte por todo canto” é um projeto que tem três ações principais, realizadas durante uma semana de imersão no município que o recebe. Sempre começa em uma segunda-feira e é concluído no sábado seguinte. Nesse período, de segunda a sexta-feira, são realizadas duas oficinas – uma de Graffiti e Muralismo, para jovens, e outra sobre o Teatro como ferramenta em sala de aula, para professores, ambas com 15 horas de duração. A terceira ação é voltada para o público em geral da cidade: um espetáculo de rua, em duas sessões realizadas em dois turnos no sábado.

Confira como será cada etapa de execução do “Arte por todo canto”:

Oficina de Gaffiti e Muralismo – Voltada ao público jovem, será oferecida para 15 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. As atividades, realizadas em cinco encontros de três horas de duração cada, vão abordar noções básicas sobre grafite e muralismo, com técnicas de pintura, teoria das cores, materiais, tintas e suportes, além de referências artísticas. Ao final das atividades práticas, um lindo legado vai ficar para a cidade.

A oficina “O Teatro como ferramenta em sala de aula” tem como objetivo capacitar os educadores a utilizarem as artes cênicas como estratégia de aproximação com os alunos, iniciando-os na arte teatral. Por meio de dinâmicas de grupo e jogos, o teatro é capaz de criar um ambiente propício para a transmissão de conhecimento, envolvendo os alunos de forma divertida e lúdica.

Ponto de culminância do projeto, o espetáculo teatral “Clownstrofobia” é aberto ao público em geral.

Espetáculo Clownstrofobia – 21 de outubro

11h – Ginásio da EMEF Machado de Assis (RS 471 – Monte Castelo – 2º Distrito)

20h30min – Praça Érico Mário Raabe (Rua Tales Colombo - Centro)

**Atração local (sessão das 20h30): Vanessa Leão

Próxima cidade:

23 a 28 de outubro: Encruzilhada do Sul

Quem faz o “Arte por todo canto”

- Coordenação e Produção: Cristiane Ostermann, jornalista e produtora cultural, e Erica Buzelin, pedagoga, atriz, fundadora do grupo Real Fantasia

- Oficina de Graffiti e Muralismo: Marcus Vinicius, ator e bacharel em pintura, com trabalho voltado para o muralismo e arte urbana, integrante do grupo Real Fantasia

- Oficina Teatro como Ferramenta em Sala de Aula: Sergio Cesario, formado em Artes Cênicas e Letras, ator integrante do grupo Real Fantasia

- Espetáculo Clownstrofobia - Grupo Real Fantasia, grupo mineiro com 40 anos de trajetória, trabalha especificamente com teatro para crianças e vem se dedicando há muitos anos ao aprofundamento da pesquisa no universo da infância e todas as suas intercessões com o mundo da cultura.

Nossas redes: @arteportodocanto (Facebook e Instagram)

Assessoria de imprensa: Carla de Andrade (51) 998064427

Sobre a CMPC - Presente no Brasil desde 2009, a CMPC é uma empresa representante da bioeconomia e tem suas operações baseadas no conceito da economia circular, transformando 100% de resíduos sólidos do processo industrial em 13 novos produtos, desde matéria-prima para produção de cimento e painéis de madeira até corretivo de pH do solo e fertilizantes orgânicos. Maior indústria do estado do Rio Grande do Sul, conforme o índice VPG (Valor Ponderado de Grandeza), a companhia é responsável pela criação de 45 mil empregos diretos, indiretos e induzidos na economia gaúcha, com 6,6 mil profissionais atuando em suas operações industriais, florestais e portuárias. A CMPC Brasil tem sua unidade industrial localizada em Guaíba, no RS, faz parte do grupo chileno CMPC e produz, anualmente, cerca de 2 milhões de toneladas de celulose – matéria-prima biodegradável utilizada na fabricação de produtos de higiene pessoal (tissue), de embalagens e de vários outros itens presentes no cotidiano das pessoas. O grupo CMPC completou 100 anos de atuação no mundo em 2020 e conta atualmente com mais de 20 mil colaboradores em 48 unidades industriais de oito países da América Latina. Outras informações estão no site
www.cmpc.com.br


Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS