Notícias


Gabriela Munhoz é a nova diretora artística do Theatro São Pedro

Atuante no cenário artístico e cultural há mais de 20 anos, Gabriela é gaúcha, nascida em Lajeado
26/10/2023 Ascom Sedac | Edição: Secom - Foto: Júlia Muri/TSP

O setor de programação artística da Fundação Teatro São Pedro, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), será comandado por Gabriela Munhoz. Além do palco principal, Gabriela terá o desafio de fazer a gestão e a curadoria dos novos espaços do Multipalco Eva Sopher, inaugurados em março deste ano. Atuante no cenário artístico e cultural há mais de 20 anos, Gabriela é gaúcha, nascida em Lajeado, e formada em Artes Dramáticas pela UniverCidade, no Rio de Janeiro.

A nova diretora Artística, nomeada na última semana, pretende se dedicar à pesquisa de curadoria artística para os teatros, às políticas públicas para ocupação - especialmente do Complexo Multipalco - que já começaram a ser desenvolvidas via Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen), e à idealização e à gestão de novos projetos, sobretudo aqueles ligados ao eixo formativo das artes.

“Vou encarar esse desafio com os pés cravados no chão, honrando o convite do presidente da fundação, Antônio Hohlfedt, e da secretária Bia, assim como todas e todos colegas que desenvolveram o trabalho até aqui, com a mesma paixão e seriedade que desenvolvo o meu ofício de artista e gestora em todas as oportunidades que me foram confiadas na minha trajetória. Acredito no trabalho que se realiza nos campos da arte e da cultura de modo coletivo e empático, como percebo a Sedac trabalhando sob comando da secretária Bia, desde quando passei a compor este grupo em 2021”, pontua Gabriela.

Para a titular da Sedac, Beatriz Araujo, o duplo desafio que Gabriela assume é o reconhecimento da qualificação profissional e da grande capacidade de trabalho como gestora que ela possui e que já demonstrou no comando do IEACEN e do Teatro de Arena. “A direção artística de uma instituição como o Theatro São Pedro, junto com o Complexo Multipalco, demanda profundo conhecimento, sensibilidade, vivência e relacionamento no meio. Assim sendo, por sua formação, trajetória e atitude como artista e dirigente cultural, Gabriela certamente trará uma importante contribuição para as novas atividades e programações desses espaços”, considera.

Sobre a nova diretora Artística

Além de ser formada em Artes Dramáticas pela UniverCidade, no Rio de Janeiro, Gabriela Munhoz estudou na escola de dança Angel Vianna, também no Rio de Janeiro, e fez pós-graduação em Filosofia e Autoconhecimento pela PUC/RS. Munhoz esteve à frente de importantes instituições como o Ieacen e o Teatro de Arena.

Possui consistente trajetória em gestão de projetos e de pessoas, em áreas como entretenimento (shows, eventos, festivais, espetáculos); gastronomia, com ênfase em experiências artísticas e culturais; e teatro. Participou de grupos de estudos sobre o ofício do artista nos atravessamentos da pandemia e desenvolveu um curso online para atores e atrizes.

Há 15 anos, desenvolve um trabalho de pesquisa e promove oficinas acerca da relação da arte com o cuidado de si, nomeada Empatia e busca pelo estado de presença – reconectando através da arte, já tendo passado por diversas instituições e públicos, tanto no Rio de Janeiro como no Rio Grande do Sul.

Em sua carreira como atriz, já contracenou com importantes nomes do teatro nacional. No audiovisual, vivenciou algumas experiências na televisão e no cinema – sendo o maior desafio na TV a intensa personagem Mágida Hadi, na reta final da novela Órfãos da Terra, em 2019. Integra o elenco (como a personagem Capitã Idalina) da série da Netflix Todo dia a mesma noite, baseada na tragédia da boate Kiss.

MAIS NOTÍCIAS