Notícias


Seduc promove evento para debater educação antirracista nas escolas gaúchas

Encontro reúne 220 educadores, especialistas e instituições em Porto Alegre na segunda, dia 13 de novembro
09/11/2023 Texto: Caio Lorena/Seduc | Edição: Camila Cargnelutti/Secom

A Secretaria da Educação (Seduc) realizará na próxima segunda-feira, dia 13 de novembro, no Hotel Deville, em Porto Alegre, o evento “Caminhos para uma Educação Antirracista”. O encontro reunirá cerca de 220 educadores, especialistas e instituições. O objetivo é promover diálogos sobre equidade racial na educação básica, gerando reflexões e respostas para o rompimento do ciclo de desigualdades e o desenvolvimento pleno de estudantes negros, indígenas e quilombolas.

Nos dois turnos, os participantes vão dialogar e pensar em ações que possam proporcionar mais equidade racial nas escolas, além de contribuir na construção de projetos em desenvolvimento pela Seduc, como o de escolas antirracistas. Um dos objetivos do encontro é promover soluções embasadas em evidências entre os envolvidos, estimulando a “mão na massa” e dando vez e voz aos participantes.

Além dos painéis e oficinas, também haverá espaço para o protagonismo da cultura afro-gaúcha com apresentações artísticas, de música e de dança.

Programação do evento

Na parte da manhã, a abertura fica por conta do projeto Areal do Futuro, seguido de uma curta fala de boas-vindas da secretária da Educação, Raquel Teixeira. O primeiro painel, “Caminhos para Educação Antirracista”, terá a participação da titular da pasta e das professoras doutoras Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e Gládis Elise Pereira da Silva Kaercher. Após, uma curta intervenção artística precede o último painel da manhã, intitulado “Práticas antirracistas” e conduzido por professores e diretores da rede pública estadual.

Após o almoço, o Grupo Orgulho da Raça faz uma apresentação cultural antes de a diretora do Departamento de Gestão do Centro de Desenvolvimento dos Profissionais da Educação, Naomy Oliveira, apresentar aos participantes o momento “Mão na Massa: o que seria uma escola antirracista?”.

Em seguida, começa a parte prática para todos os envolvidos. Os convidados serão divididos em grupos para a realização das dinâmicas “O que trago comigo” e “O que é uma escola antirracista?”. Haverá espaço para compartilhamento do que foi discutido.  

O encerramento da programação contará com uma fala da secretária Raquel Teixeira e com uma apresentação teatral.

Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS