Notícias


Projeto de Lei, que declara Ibirubá a “Terra da Pitanga” no RS, é aprovado pela Comissão de Assuntos Municipais

O termo "Ibirubá" tem raízes no guarani e significa "pitangueira do mato"
11/11/2023 Agência de Notícias ALRS - Foto: Guerreiro

Na manhã da terça-feira, dia 7 de novembro, durante a reunião da Comissão de Assuntos Municipais foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 217/2023, proposto pela deputada Silvana Covatti (PP), que declara o município de Ibirubá como Terra da Pitanga.

A medida visa certificar Ibirubá como a cidade-símbolo da pitanga no estado, honrando a rica tradição e significado cultural dessa fruta na região.

O termo "Ibirubá" tem raízes no guarani e significa "pitangueira do mato", fazendo referência à árvore pitangueira, conhecida por seu crescimento persistente. Com uma população de aproximadamente 19 mil habitantes e uma área de cerca de 610 km², Ibirubá tem sua economia baseada na agricultura, indústria e comércio, refletindo um município em constante crescimento.

A deputada destacou a importância dessa iniciativa para os moradores de Ibirubá: "Essa proposição é uma forma de reconhecer e valorizar a história, a cultura e o espírito empreendedor da população de Ibirubá. A pitanga faz parte da vida do município que agora, oficialmente, será reconhecido como a Terra da Pitanga no Rio Grande do Sul. Isso é motivo de orgulho e celebração para todos os ibirubenses."
 
Ibirubá é uma cidade que nasceu do pioneirismo, com imigrantes plantando o legado do trabalho e da cooperação. A agricultura moldou o relevo da terra e contribuiu para a construção de uma sociedade forte e empreendedora, diversificando suas atividades ao longo do tempo.

Com a aprovação unânime do projeto que declara Ibirubá como a Terra da Pitanga, a cidade reforça sua identidade cultural e a importância da pitanga em sua história. A iniciativa celebra não apenas a fruta, mas também o crescimento constante e a prosperidade da cidade e de sua comunidade.


WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link
 
INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link 

MAIS NOTÍCIAS