Notícias


Veranistas de Torres recebem orientações em ação do programa Balada Segura

Motoristas foram abordados pelo vice-governador, que também visitou escola estadual na cidade e compareceu a fórum em Xangri-lá
11/02/2024 Ascom GVG | Edição: Felipe Borges/Secom - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

Os motoristas que passaram pela avenida Beira Mar de Torres na tarde desta quinta, dia 8, foram abordados em ação educativa do programa Balada Segura.


O vice-governador Gabriel Souza participou da iniciativa que levou orientações aos condutores locais e veranistas. A atividade foi coordenada pela equipe do DetranRS e integra a programação da Operação Verão Total 2023-2024. Gabriel esteve, ainda nesta quinta, na Escola Estadual de Educação Básica Marechal Deodoro, também em Torres, e no VIII Fórum O Rio Grande do Sul Novos Horizontes para o desenvolvimento, em Xangri-lá.


O objetivo da ação foi conscientizar sobre a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança e os perigos de misturar álcool e direção, entre outras regras e cuidados com o trânsito. “É sempre importante fazer esses alertas aos motoristas, especialmente nesta época do ano, quando muitas pessoas passam o feriado de Carnaval nas praias do Estado”, observou Gabriel.


Além das orientações, os motoristas também receberam um kit contendo uma ecobag personalizada do programa Balada Segura e materiais educativos. “O objetivo é conscientizar a respeito da necessidade de se desvincular o hábito de beber com a direção, apresentando orientações e distribuindo material educativo, como o etilômetro portátil, que tende a educar cada vez mais as pessoas para o trânsito”, explicou o diretor-geral adjunto do DetranRS, Rafael Mennet.


Além do DetranRS, as equipes da Polícia Civil e da Brigada Militar também estiveram no local com ações de orientação voltadas, especialmente, para as crianças.


Escola reformada


Também em Torres, o vice-governador visitou a Escola Estadual de Educação Básica Marechal Deodoro, que passou por obras em sua infraestrutura com emenda parlamentar de R$ 50 mil destinada por Gabriel em 2021, quando era deputado estadual. A instituição está localizada na Vila São João.


Entre as melhorias na instituição, estão a reforma dos pisos do auditório e do laboratório de informática, a substituição do toldo do portão de entrada, a instalação de uma rede de proteção na quadra poliesportiva e a troca de móveis da cozinha.


A escola atende quase 400 alunos dos ensinos Fundamental e Médio – inclusive com beneficiários do programa Todo Jovem na Escola. Por isso, tem grande importância para a comunidade”, destacou o vice-governador.


Fórum do Desenvolvimento


O vice-governador esteve ainda em Xangri-lá, no VIII Fórum O Rio Grande do Sul Novos Horizontes para o desenvolvimento, realizado pela Rede Pampa na Sociedade dos Amigos do Balneário Atlântida (Saba). Gabriel foi responsável pela abertura dos debates entre entidades e representantes de setores produtivos, deputados e municípios.


Em sua fala, o vice pontuou a importância de se conservar a capacidade de investimentos. “Não podemos deixar o Estado voltar ao desequilíbrio nas contas. Nosso compromisso é o de manter o rumo para melhorar ainda mais nossos indicadores e as condições que têm nos colocado numa posição competitiva”, disse.


Os números citados por Gabriel referem-se especialmente à área da segurança e infraestrutura. Dentre esses dados, estão a queda no roubo de veículos de 18 mil em 2015 para 3,6 mil em 2023 – uma diminuição de 80%; e a conquista, pelo Estado, do 1º lugar em Eficiência da máquina pública, do 2º em Inovação, do 7º em Capital humano e do 9º em Qualidade das rodovias conforme o ranking do Centro de Liderança Pública (CLP).


São números que também precisam pautar discussões como a do Fórum de Desenvolvimento, pois têm relação com os esforços públicos feitos pelo governo do Estado e que contribuem para melhorias em todos os setores”, disse Gabriel.


Também estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo; da Casa Civil, Artur Lemos; de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos; de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabricio Peruchin; além do adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia, Rafael Ayub.


Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS