Notícias


Operação Integração é lançada, em Camaquã, pelo Comando CRPO Centro-Sul

A integração entre as Forças Táticas dos três batalhões que compõem o CRPO Centro-Sul - do 28º BPM, do 30º BPM e do 31º BPM
28/03/2024 CRPO/CS e 30º BPM - Comunicação Social – Foto: Divulgação
Anterior Próximo

A Operação Integração, foi lançada na quarta-feira, dia 27 de março de 2024, pelo Comando CRPO Centro-Sul, teve início ontem no município de Camaquã, sede do 30º BPM, e evidencia a importância de três pontos estratégicos no contexto da segurança pública das regiões Costa Doce e Carbonífera: o reconhecimento do território, a integração entre as equipes de Forças Táticas, e entre as Agências Regional e Locais de Inteligência Policial.


Também participaram da Operação Comandante Regional Tenente Coronel Cesar Vinícius Boeira Rodrigues, o Capitão Richardson Dilsen Nascimento de Barros, que responde pelo Comando do 30º BPM e o Capitão Felipe Einloft de Carvalho, Subcomandante do 30º BPM.

Durante as diligências os policiais militares realizaram ações de policiamento ostensivo e a implementação de saturação de área nas cidades de Camaquã e Arambaré.

O reconhecimento consiste no levantamento de informações sobre o território e as problemáticas locais, visando identificar áreas de maior vulnerabilidade e possíveis ameaças à segurança da população.


Por meio deste conhecimento, o CRPO Centro-Sul desenvolve estratégias adequadas e eficientes para combater a criminalidade e garantir a ordem pública. Neste sentido, a operação permite que sejam mapeados pontos críticos, como áreas de maior incidência de crimes ou regiões onde o tráfico de drogas está mais atuante, permitindo intervenções mais precisas e estratégicas.

A integração entre as Forças Táticas dos três batalhões que compõem o CRPO Centro-Sul - do 28º BPM, com sede em Charqueadas, do 30º BPM, sede em Camaquã e do 31º BPM, com sede em Guaíba, é outro ponto essencial para a segurança pública na região.


Ao unir esforços e recursos, é possível estabelecer uma atuação conjunta e coordenada, potencializando a eficiência das ações. A troca de informações e experiências entre os policiais militares torna-se fundamental para a integração, fortalecendo o trabalho em equipe e promovendo uma resposta mais rápida e eficaz aos desafios enfrentados.

Por fim, as ações estratégicas desenvolvidas pela Agência de Inteligência Policial, se mostram um fator indispensável para lidar com a segurança pública na região centro-sul. A coleta, análise e interpretação de dados e informações são fundamentais para o planejamento estratégico das ações policiais.


Por meio destes sistemas, é possível antecipar tendências criminais, identificar grupos de criminosos e mapear suas redes de atuação. Dessa forma, a polícia pode atuar com mais precisão e efetividade no combate à criminalidade, buscando prevenir delitos e aplicar a lei de maneira mais assertiva.

Em suma, a Operação visa compreender a realidade local e enfrentar os desafios e promover um ambiente mais seguro e tranquilo para a população.



Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS