Notícias


Dica de Receita:como cozinhar melhor com o microondas

Nutricionista da Faculdade Senac Porto Alegre dá dicas para cozinhar na quarentena
16/04/2020 Nutricionista da Faculdade Senac Porto Alegre dá dicas para cozinhar na quarentena

Devido ao isolamento social proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na luta para frear o avanço do Covid-19, apreciar uma boa refeição preparada em casa pode ser gostoso, prático e rápido. Para isso, a tecnologia é, mais uma vez, uma grande aliada.

A nutricionista e professora dos cursos da área de Gastronomia da Faculdade Senac Porto Alegre, Cristina Barbosa Frantz, traz algumas dicas sobre o uso do microondas para a preparação de refeições durante a quarentena.

“Além de ser rápido e não sujar tanto a louça, o uso do micro é uma ótima pedida para quem não tem muita prática na cozinha, ou até mesmo para crianças e adolescentes (devidamente monitorados por adulto, claro) que estão começando a cozinhar”, afirma a chef.

Outro ponto positivo: é uma alternativa se faltar gás. Além disso, facilita muito a vida de quem mora sozinho. E sem preconceito: os pratos feitos utilizando o equipamento podem ser mais nutritivos e, até mesmo, menos calóricos, como explica a especialista em nutrição.

“Por utilizar menos água para o cozimento de legumes, por exemplo, a refeição perde menos vitaminas e minerais para a água. E por usar menos gordura no preparo, em relação ao uso nas panelas, as calorias vão lá embaixo”.

O microondas transforma energia elétrica em energia eletromagnética, que atravessam até quatro centímetros do alimento, agitando as moléculas (principalmente a água). Todo esse atrito produz calor e cozinha os alimentos.

Mas para utilizar toda essa potência é preciso ter alguns cuidados: utilizar utensílios adequados, nunca ligar o equipamento vazio ou com a porta semi-aberta. Além disso, a limpeza do batente e da porta e o uso de luvas térmicas para retirar os alimentos são pontos a serem observados.

Fique atento se os alimentos estão bem cozidos antes de ingeri-los, principalmente em carnes, frangos e ovos. “Sempre fure alimentos com pele como batatas, beringelas, tomates e salsichas. Isso evitará que explodam. Muito cuidado ao retirar líquidos de dentro do microondas. Uma xícara com água, por exemplo, pode entrar em ebulição e espirrar atingindo você mesmo após o término do tempo”, alerta a nutricionista.

Mas, afinal, que pratos você pode cozinhar no microondas? Para quem está começando na cozinha, a docente da Faculdade Senac de Porto Alegre trouxe receitas para já sair preparando delícias. Confira as receitas selecionadas:
 
Arroz no microondas
Rendimento: 3 porções

1 xícara de arroz
2 xícaras de água
1 colher  chá de azeite de oliva ou óleo vegetal
Sal a gosto
1 dente de alho picado (opcional)
1 panela para micro-ondas com tampa ou 1 tigela de vidro alta e filme de PVC para microondas ou tampa de microondas.

Misture todos os ingredientes, feche a tigela com o filme e faça um pequeno furo no meio com uma faca. Coloque no microondas para cozinhar na potência alta por 18 minutos. Deixe descansar no aparelho desligado por 5 minutos. Retirar o filme com cuidado para não se queimar. Mexa para soltar os grãos e sirva.
 
Omelete no microondas
Rendimento: 1 porção

2 ovos
2 fatias de queijo picado
Orégano e sal a gosto

Quebre os ovos num prato de porcelana fundo e bata com um garfo. Acrescente o queijo picado, o orégano e o sal a gosto. Leve ao microondas por 50 segundos na potência alta. Abra o equipamento, mexa colocando as parte cozidas para o centro do prato. Leve ao microondas novamente por mais 50 segundos. Deixe descansar por 1 minuto no forno desligado e sirva.
 
Feijão no microondas
Rendimento: 3 porções

1 xícara de feijão carioca
4 xícaras de água
½ cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher de sobremesa de azeite de oliva ou óleo vegetal
Sal a gosto
1 folha de louro (opcional)

Lave e escorra o feijão.  Coloque de molho na geladeira de um dia para o outro com uma quantidade de água até cobrir os grãos. Descarte a água do remolho. Coloque os ingredientes numa tigela de vidro alta, exceto o sal, com 3 xícaras de água (precisa ficar acima do grãos 1 dedo). Tampe com o filme de PVC, fazendo um furo no centro.  Coloque no forno para cozinhar por 30 minutos na potência alta. Abra a tampa com cuidado, coloque mais uma xícara de água, o sal, mexa e leve para cozinhar por mais 5 minutos. Se desejar um caldo mais grosso, retire uma concha de grãos e amasse num prato com um garfo. Devolva os grãos amassados para a tigela, mexa bem e leve ao forno por mais 2 minutos. Sirva.

Legumes no microondas
Rendimento: 4 porções

1 cenoura cortada em rodelas
1/3 de brócolis 
1/3 de couve-flor

Lave os vegetais e separe em tamanhos iguais. Isso é importante para que o calor seja distribuído de modo uniforme evitando que cozinhe de modo desigual. Em uma tigela de vidro acomode os vegetais, acrescente 3 colheres de sopa de água, tampe com uma tampa de microondas ou filme de PVC furado e leve ao forno por 5 a 8 minutos em potência alta. Deixe descansar por 1 minuto e sirva.

MAIS NOTÍCIAS